faixapos6


Giseli Areias Nóbrega


Giseli Areias Nóbrega, aluna do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, do Instituto de Botânica de São Paulo (IBt) e bolsista Capes, defendeu no dia 31 de janeiro de 2007,
sua dissertaçãode Mestrado com o título:
Pteridófitas da Vegetação Nativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru,
São Paulo, Brasil”.

A banca examinadora foi composta pelo seu orientador, Dr. Jefferson Prado (Instituto de Botânica), pela Dra. Lana da Silva Sylvestre (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e Dr. Marcelo P. Marcelli (Instituto de Botânica).

Dra. Lana da Silva Sylvestre (U. F. R. do Rio de Janeiro), Dr. Jefferson Prado (IBt) e Dr. Marcelo P. Marcelli (IBt)


Pteridófitas da Vegetação Nativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru, São Paulo, Brasil


RESUMO

O trabalho consistiu no levantamento das pteridófitas presentes nos diferentes tipos de vegetação encontrados na área do Jardim Botânico Municipal de Bauru, localizado na região centro-oeste do Estado. Foram realizadas expedições ao local de estudo e as exsicatas provenientes das coletas estão depositadas nos herbários do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências (Unesp), Bauru (UNBA), no Herbário do JBMB e no Herbário do Instituto de Botânica de São Paulo (SP).

Os dados obtidos foram apresentados no formato de “flora”, contendo descrições, comentários, chaves para identificação e ilustrações. Ao todo foram encontrados 53 táxons, distribuídos em 26 gêneros, 48 espécies, 1 subespécie e 4 variedades. O gênero com maior número de espécies foi Thelypteris, com 11 espécies, seguido de Blechnum, com quatro espécies.

Dentre os táxons registrados Polybotrya goyazensis Brade constitui uma nova citação para o Estado, enquanto Thelypteris eriosora (Fée) Ponce foi relatada pela primeira vez para uma região com baixa altitude.



pdf_grandeGiseli Areias Nóbrega
>Pteridófitas da Vegetação Nativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru, São Paulo, Brasil


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES