07/07/2016

No dia 14 de junho, foi realizada a comemoração dos 22 anos da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV). A comemoração aconteceu na sede do Instituto Florestal (IF), em São Paulo, e teve debates sobre organismos geneticamente modificados (OGM).

O evento aconteceu durante a 10ª Reunião Plenária do Conselho de Gestão da RBCV e contou com a presença significativa de funcionários do IF, da Fundação Florestal, conselheiros e outros convidados. A mesa de abertura do evento foi constituída por Yara Chagas de Carvalho, presidenta do conselho de Gestão, Edgar Fernando de Luca, diretor geral do Instituto Florestal e Cleiton Ferreira Lino, coordenador do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA).

Após as boas vindas aos participantes do evento, foi aberta a mesa de debates “Transgênicos: diferentes visões”. Mediada por Malu Gandra, coordenadora da RBCV, Patrícia Fukuma, advogada formada pela Pontícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) ministrou palestra sobre o histórico da legislação de biossegurança no Brasil e suas interfaces com as demais normas relativas ao tema. Em seguida, Pedro Jochelevich, engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), realizou a apresentação “APA Livre de Transgênicos”. Ao final, Paulo Paes de Andrade, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em biofísica pela UFRJ, compartilhou reflexões sobre Avaliação de Riscos dos Organismos Geneticamente Modificados.

O encerramento do evento foi marcado pelo descerramento do quadro com o certificado entregue pela UNESCO em 09 de junho de 1994, que criou a RBCV. Os certificados de Reserva da Biosfera são dados a determinadas áreas de grande importância ambiental e social.

Fotos: Acervo RBCV

Mais informações: Reserva da Biosfera do Cinturão verde da Cidade de São Paulo – Tel. (11) 2231-8555 / Ramal 2013