Fernando da Costa Pinheiro


Às 14h do dia 25 de fevereiro de 2025, Fernando da Costa Pinheiro, aluno de doutorado do programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Pesquisas Ambientais IPA– SP, defendeu sua tese intitulada, “PROGRAMA Reflora – Do Repatriamento de Dados à Utilização da Fotografia Digital como Ferramentas para Estudos em Biodiversidade”, através de videoconferência.

O Programa “Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira – Reflora”, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2010, teve como objetivo resgatar e disponibilizar imagens e informações de exemplares herborizados de plantas brasileiras depositadas em coleções no exterior. Envolveu inúmeros parceiros, em nível internacional, federal, estadual e empresas privadas, totalizando aproximadamente 24,5 milhões de reais em investimentos no período de 5 anos. O Programa financiou projetos de pesquisas que abordaram aspectos de taxonomia, evolução a adaptação fitogeográfica, dinâmica populacional, biologia molecular, conservação, uso e aspectos históricos das expedições e a relação com a colonização do Brasil.

O principal legado do Programa foi a criação do Herbário Virtual Reflora, implementado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, permitindo o cumprimento dos objetivos iniciais com o acolhimento e disponibilização de mais de 530 mil imagens e dados repatriados de exemplares herborizados das plantas coletadas no Brasil entre os séculos XVII e XX, que estão depositados nos herbários do Royal Botanic Gardens de Kew (RBG-Kew), Inglaterra e do Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris (MNHN-Paris) – França.

O Programa foi fundamentado na necessidade dos especialistas botânicos (taxonomistas brasileiros) em consultar materiais depositados em coleções do exterior em função de que, a maioria das amostras históricas, estão depositadas nos herbários europeus e americanos, principalmente os tipos nomenclaturais, fundamentais para as pesquisas taxonômicas. Neste sentido, o Herbário Virtual Reflora foi criado e hoje visa servir de alicerce para o avanço do conhecimento, do uso sustentável e da conservação da flora brasileira. Atualmente o Herbário Virtual Reflora conta com milhões de dados e imagens de outros herbários nacionais e internacionais.


PROGRAMA Reflora – Do Repatriamento de Dados à Utilização da Fotografia Digital como Ferramentas para Estudos em Biodiversidade


RESUMO

O Programa “Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira – Reflora”, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2010, envolveu inúmeros parceiros, em nível internacional, federal, estadual e empresas privadas, totalizando aproximadamente 24,5 milhões de reais em investimentos no período de 5 anos. Teve como objetivo resgatar e disponibilizar imagens e informações de exemplares herborizados de plantas brasileiras depositadas em coleções no exterior. Sob os auspícios do Programa, projetos de pesquisas foram financiados com recursos de custeio, capital e bolsas, e abordaram aspectos de taxonomia, evolução a adaptação fitogeográfica, dinâmica populacional, biologia molecular, conservação, uso e aspectos históricos das expedições e a relação com a colonização do Brasil. Adicionalmente, com os subsídios do Programa Reflora, o Herbário Virtual Reflora foi criado, permitindo o cumprimento dos objetivos iniciais do Programa com o acolhimento de mais de 530 mil imagens e dados repatriados dos herbários do RBG-Kew e do MNHN de Paris, assim como, dados e imagens de outros herbários nacionais e internacionais, que foram sendo agregados posteriormente. Este trabalho descreve o contexto histórico de criação e de implementação do Programa e do Herbário Virtual Reflora, considerando sua complexidade e recursos investidos, sob o ponto de vista da gestão pública, no sentido de demonstrar as metas alcançadas e a importância para a sociedade como importante ferramenta para pesquisas em biodiversidade e conservação além de contribuir para o cumprimento de metas e acordos internacionais como a Flora do Brasil 2020 online. Além disso, aborda o uso da fotografia digital como ferramenta fundamental para a digitalização e o gerenciamento dos acervos, permitindo a ampla disponibilização das informações contidas nos herbários de forma a subsidiar os avanços das pesquisas e do conhecimento sobre a biodiversidade.

Palavras-Chave: Repatriamento de Dados, Coleções Botânicas, Digitalização de Herbários, Fotografia

ABSTRACT

The program “Reflora – Brazilian Plants: Historic Rescue and Virtual Herbarium for Knowledge and Conservation of the Brazilian Flora” was established by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) in 2010, involved numerous participants at the international, federal, state, and private company levels, and included approximately 24.5 million reais in investments over a period of 5 years. It had the objective of rescuing and making available images and information about herbarium specimens of Brazilian plants deposited in foreign collections. Under the auspices of this program, research projects were financed with consumable, durable, and grant resources that covered aspects of taxonomy, evolution and phytogeographic adaptation, molecular biology, conservation, use, and historical details of expeditions and their relationship to the colonization of Brazil. Additionally, using subsidies from the Reflora Program, the Reflora Virtual Herbarium was created allowing the program to fulfill its initial objectives of receiving 530 thousand images and repatriating data from the RBG-Kew and MNHN-Paris herbaria, as well as data and images from other national and foreign herbaria that were subsequently added. This work describes the historical context of creating and implementing the Reflora Program and the Reflora Virtual Herbarium, considering its complexity and the resources invested, from a public management perspective. It aims to highlight the goals achieved and their importance to society as key tools for biodiversity and conservation research. It also fulfills international goals and agreements, such as the Flora of Brazil 2020 online. Additionally, it discusses the use of digital photography as a fundamental tool for digitizing and managing collections, enabling the broad dissemination of herbarium data to support advances in research and knowledge on plant biodiversity.

Keywords: Data Repatriation, Botanical Collections, Digitization of Herbaria, Digital Photography


pdf_grandeFernando da Costa Pinheiro
PROGRAMA Reflora – Do Repatriamento de Dados à Utilização da Fotografia Digital como Ferramentas para Estudos em Biodiversidade


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES