Leandro de Almeida Amélio
O gênero Notothylas é o mais conhecido da divisão Anthocerotophyta no Nordeste do Brasil. É característico por serem plantas talosas, de coloração verde escuro e com geração esporofítica muito curta em tamanho (0,2-0,4 mm). O táxon ainda é comumente encontrado em áreas abertas, geralmente com alguma perturbação antrópica, apesar do Nordeste ser no país a área com maior incidência do gênero, Estados como Mato grosso e Espirito Santo também contemplam a área de ocupação de Notothylas, sendo um gênero cosmopolita. No mundo a principal região de endemismo do táxon é o Sudeste asiático e a Ásia Meridional como a Índia, Tailândia e Nepal, mas ocorre na maioria dos continentes, exceto na Antártica. Este estudo é parte integrante de uma pesquisa maior, que busca contemplar a flora de antóceros para o Brasil.
Para o Brasil, atualmente a divisão apresenta 11 espécies segundo os últimos levantamentos briofloristicos. No entanto com a busca dessa pesquisa, muitas espécies novas estão a ser incorporadas a flora de antóceros do país.
Notothylas, sendo alvo desse estudo começou a partir da resolução de conflitos taxonômicos, que foram gerados através do tempo, com a criação de subdivisões e outras classificações genéricas. A busca pelos nomes validos das espécies e o reconhecimento dos tipos nomenclaturais, provenientes de herbários brasileiros e estrangeiros.
Apresentamos além disso a verificação do monofiletismo dos subgêneros (Notothylas e Notothyloides), testados a partir de ferramentas moleculares. Descrevemos duas espécies novas de Notothylas para a ciência, e sinonimizamos a espécie endêmica brasileira (N. vitalii). O estudo também conta com a apresentação de chaves de identificação e ilustrações baseadas em tipos, descrições e comentários.
Circunscrição e filogenia de Notothylas Sull. (Notothyladaceae. Anthocerotophyta)
ABSTRACT
The hornworts are the smaller division of lato sensu of bryophytes, normally is known by thallus plants with big chloroplasts and pyrenoid, the sporophyte generation is prolong with presence of stomata. The group present approximate phylogeny with vascular plants. In this study, we present the genus Notothylas for Brazil (Chapter 1) and to the world (Charpter 2), with news combinations, description of two news species and phylogenetic comments. Besides that, the biogeography to genus and the resolution of taxonomic conflicts about the genus since 1992, with the division in two subgenus by Asthana & Srivastava, and Schuster, using molecular tools and cladistics analyses. Around 100 samples were checked including nomenclature types deposited in national and international herbariums. As the first result we present a review of the species of the Notothylas to Brazil, differ by the morphology characters of the sporophyte (capsule, spore, columella, pseudoelater, involucre) and of the gametophyte (thallus, rhizomes, chloroplast, and Nostoc disposition). As main results are the proposition of the synonymy of Notothylas vitalii (Udar & Singh) and the description of two news species to science. To second result, we present a world synopse of the genus Notothylas elaborated through historical research of the oldest and contemporary classifications and morphological analysis. We aim to present a taxonomic treatment including identification keys, descriptions, illustrations, contemplating the biogeographic, along with phylogenetic comments on the subgenera. As main result are the sinomization of the subgenus Notothyladoides the exclusion of dubious species for the genus as Notothylas minuta, phylogenetic comments generated from molecular tools, illustrations and taxonomic treatment.
Keywords: Hornworts, identification key, taxonomic review, new specie, phylogenetic comments
RESUMO
Os antóceros formam a menor divisão do lato sensu de briófitas, é normalmente conhecido por serem plantas talosas com cloroplastos grandes e pirenóide, e geração esporofítica prolongada com estômatos. Análises indicam que o grupo apresenta proximidade filogenética com plantas vasculares. Neste estudo é apresentado o gênero Notothylas Sull. para o Brasil (Capítulo 1) e para o mundo (Capítulo 2), com sinônimos novos, descrição de duas espécies novas e comentários filogenéticos. Além disso, também é apresentado a biogeografia do gênero para os dois contextos e a resolução de conflitos taxonômicos que pairam sobre o gênero desde 1992, com a divisão em dois subgêneros por Asthana & Srivastava e Schuster, utilizando ferramenta molecular e análise cladística. Foram analisadas cerca de 100 amostras incluindo tipos nomenclaturais depositados em herbários nacionais e internacionais. Como primeiro resultado apresentamos a revisão das espécies de Notothylas para o Brasil, diferenciando-as através das características morfológicas do esporófito (cápsula, esporo, columela, pseudo elatério, invólucro) e do gametófito (talo, rizóides, cloroplasto, associação com Nostoc cianobactérias). Como principais resultados estão a proposição da sinonimização de Notothylas vitalii (Udar & Singh) e a descrição de duas novas espécies para a ciência. Como segundo resultado, é apresentada uma sinopse mundial do gênero Notothylas, elaborada através de pesquisa histórica das classificações mais antigas e contemporâneas, e de análise morfológica. Visamos apresentar um tratamento taxonômico incluindo chaves de identificação, descrições, ilustrações, contemplando a biogeográfica, juntamente com comentários filogenéticos sobre os subgêneros. Como principais resultados estão a sinonimização do subgênero Notothyladoides a exclusão de espécies duvidosas para o gênero como Notothylas minuta, os comentários filogenéticos gerados a partir de ferramentas moleculares, as ilustrações e o tratamento taxonômico.
Palavras-chave: Antóceros, chave de identificação, revisão taxonômica, espécie nova, comentários filogenéticos
Leandro de Almeida Amélio
Circunscrição e filogenia de Notothylas Sull. (Notothyladaceae. Anthocerotophyta)
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES