faixapos6


Evandro Alves Vieira


Em 28 de Setembro de 2015, foi realizada a banca de defesa de tese do aluno de doutorado Evandro Alves Vieira
do programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica. O trabalho intitulado
“Mecanismos de inativação e recuperação fisiológica envolvidos na tolerância à dessecação de
Pitcairnia lanuginosa Ruiz & Pav. (Bromeliaceae)”
contou com apoio financeiro da FAPESP.

A banca examinadora foi presidida pela Dra. Marcia Regina Braga, do Núcleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica (IBt) e
contou com a participação da Dra. Helenice Mercier (USP), do Dr. Sérgio Tadeu Meirelles (USP),
da Dra. Catarina Carvalho Niévola (IBt) e da Dra. Regina Maria de Moraes (IBt).

O tema da tese vem agregar novas informações sobre os efeitos do déficit hídrico em espécies nativas e principalmente auxiliar ao entendimento dos mecanismos de tolerância à dessecação de espécies Sul-americanas, que são escassos. Além disso, essas informações servirão de subsídios para estudos futuros que poderão propiciar avanços relacionados a biologia molecular de espécies revivescentes.


Mecanismos de inativação e recuperação fisiológica envolvidos na tolerância à dessecação de
Pitcairnia lanuginosa Ruiz & Pav. (Bromeliaceae) .


RESUMO

Pitcairnia lanuginosa Ruiz & Pav. é uma espécie de Bromeliaceae encontrada nos afloramentos rochosos do cerrado brasileiro, tolerando desidratação protoplasmática severa e recuperando o metabolismo celular dentro de um curto período após a reidratação. Neste estudo, foram avaliadas as relações hídricas, trocas gasosas, teores de carboidratos, conteúdo de ABA endógeno e alterações morfológicas durante os processos de dessecação e recuperação após a reidratação. Os mecanismos de tolerância foram mais evidentes em estágios avançados de déficit hídrico, indicando a presença de alta capacidade de proteção e reestruturação metabólica após a reidratação. Este estudo relata a ocorrência de tolerância à dessecação vegetativa em uma Bromeliaceae, indicando tratar-se de uma espécie revivescente. Sugere ainda que a presença do rizoma na espécie pode ser uma estratégia adicional de tolerância à dessecação, que contribui para o comportamento observado.

Palavras-chave: Déficit hídrico, Fotossíntese, Carboidratos, ABA, Parede Celular, Reidratação.


pdf_grande
Evandro Alves Vieira
Mecanismos de inativação e recuperação fisiológica envolvidos na tolerância à dessecação de Pitcairnia lanuginosa Ruiz & Pav. (Bromeliaceae)


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES