Otávio Luis Marques da Silva
Em 17 de janeiro de 2014, no anfiteatro do Instituto de Botânica (IBt-SP), Otávio Luis Marques da Silva, aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), defendeu a sua dissertação intitulada
“Estudo taxonômico de Euphorbia L. (Euphorbiaceae) no Estado de São Paulo, Brasil”.
A banca examinadora foi presidida pela Profa. Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP), tendo como membros externos a Profa. Dra. Daniela Santos Carneiro-Torres (Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia) e a Profa. Marília Cristina Duarte (Universidade Mogi das Cruzes – São Paulo), e como suplentes a Dra. Inês Cordeiro (IBt-SP) e a Dra. Lúcia Rossi (IBt-SP).
A Profa. Dra. Daniela Santos Carneiro-Torres (Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia), o aluno Otávio Luis Marques da Silva,
a Profa. Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP) e a Profa. Dra. Marília Cristina Duarte (Universidade de Mogi das Cruzes – São Paulo).
O trabalho consiste no estudo taxonômico das espécies nativas do gênero Euphorbia no Estado de São Paulo. Como resultado, são apresentadas 23 espécies, grande parte delas ruderais ou invasoras de culturas como Euphorbia heterophylla, Euphorbia hirta e Euphorbia prostrata, mas também espécies com distribuição restrita e endêmicas do Brasil, como Euphorbia elodes, Euphorbia foliolosa e Euphorbia zonosperma. Seis espécies representam novas citações para o Estado de São Paulo, e, com a avaliação do status de conservação das espécies de acordo com os critérios do Livro Vermelho das Espécies Vegetais Ameaçadas do Estado de São Paulo, cinco espécies são apontadas na categoria “Em perigo (EN)” e uma na categoria “Presumivelmente Extinta (EX)”. É apresentada uma chave de identificação para as espécies, e para cada espécie são apresentados dados sobre sua distribuição no Estado de São Paulo, além de informações sobre fenofase, comentários taxonômicos e fotografias e/ou indicação de ilustrações disponíveis na literatura. Este trabalho contribui com a elaboração da monografia do gênero para a Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo e para o conhecimento do gênero no Brasil, uma vez que diversas espécies possuem ampla distribuição no país e também para o projeto Euphorbia Planetary Biodiversity Inventory – Euphorbia PBI, com informações sobre espécies endêmicas do Brasil.
Estudo taxonômico de Euphorbia L. (Euphorbiaceae) no Estado de São Paulo Brasil.
RESUMO
Euphorbia L., com aproximadamente 2.000 espécies, é o quarto maior gênero dentre as Angiospermas e o maior de Euphorbiaceae. O gênero apresenta distribuição subcosmopolita, ocorre em uma ampla variedade de habitats e possui uma extraordinária variação morfológica. Apesar de sua grande diversidade, o gênero pode ser caracterizado pela presença de látex leitoso e pelo ciátio, uma inflorescência pseudantial com eixos e flores muito reduzidos. Tendo como objetivo elaborar a monografia de Euphorbia para o Estado de São Paulo, como parte integrante do projeto “Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo”, este trabalho foi realizado a partir do levantamento dos acervos depositados nos herbários com coleções representativas para o Estado de São Paulo e na observação das populações das espécies em seu habitat natural. Para o reconhecimento das espécies, foram observadas algumas características vegetativas (p.e. forma de crescimento e filotaxia) e características do ciátio (p.e. a organização dos ciátios em sinflorescências e a morfologia dos apêndices das glândulas do ciátio), as quais foram extremamente importantes para a delimitação das espécies, além da morfologia das sementes. Foram registradas 23 espécies de Euphorbia em São Paulo (E. adenoptera, E. bahiensis, E. chrysophylla, E. comosa, E. cordeiroae, E. elodes, E. foliolosa, E. heterophylla, E. hirta, E. hyssopifolia, E. insulana, E. ophthalmica, E. papillosa, E. peperomioides, E. peplus, E. potentilloides, E. prostrata, E. rhabdodes, E. sciadophila, E. serpens, E. setosa, E. thymifolia e E. zonosperma), que são frequentemente encontradas em ambientes antropizados, mas que também podem ocorrer em campos de altitude, cerrados, bordas de florestas e restingas, sendo 6 delas novas ocorrências para o Estado. São apresentados: chave de identificação para as espécies, descrições, distribuição geográfica, comentários sobre ecologia e taxonomia das espécies, fotografias e status de conservação das espécies no Estado de São Paulo. Além de contribuir para o conhecimento de Euphorbiaceae no Estado de São Paulo, os estudos desenvolvidos também contribuíram para o conhecimento de Euphorbia no Brasil, uma vez que algumas espécies são amplamente distribuídas no território brasileiro. Nos manuscritos anexos são propostas lectotipificações para oito espécies, notas nomenclaturais e uma chave de identificação baseada exclusivamente em características das sementes.
Palavras-chave: Euphorbioideae, Euphorbieae, Flora do Brasil, Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, taxonomia.
Otávio Luis Marques da Silva
Estudo taxonômico de Euphorbia L. (Euphorbiaceae) no Estado de São Paulo Brasil.
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES