faixapos6


Monique Cristine Rodrigues Abrão


No dia 29 de abril ocorreu a defesa de mestrado de Monique Cristine Rodrigues Abrão, intitulada
“Germinação de sementes e desenvolvimento in vitro de Cattleya xanthina Lindley (Orchidaceae) em diferentes meios de cultura, com base em nutrição nitrogenada”; sob orientação do Dr. Rogério Mamoru Suzuki.

A banca contou com a participação do Dr. Gilberto Barbante Kerbauy do Departamento de Botânica, da Universidade de São Paulo (USP) e da
Dr. Vívian Tamaki do Centro de Pesquisas em Plantas Ornamentais, do Instituto de Botânica (IBT). Concluindo com aprovação da dissertação.


Germinação de sementes e desenvolvimento in vitro de Cattleya xanthina Lindley (Orchidaceae)
em diferentes meios de cultura, com base em nutrição nitrogenada


RESUMO

Cattleya xanthina Lindl. é uma orquídea neotropical endêmica do Brasil, com alto risco de desaparecimento da natureza em um futuro próximo. O presente estudo analisou a influência de diferentes concentrações e formas de nitrogênio fornecido por diferentes meios de cultura no desenvolvimento in vitro de Cattleya xanthina. Foi analisado o desenvolvimento das plântulas, desde a germinação até plantas com 540 dias de cultivo. Para a germinação e o desenvolvimento de plântulas foram utilizados os meios Knudson C (KC), Vacin & Went (VW), Murashige & Skoog (MS), e o meio MS com metade da concentração de nutrientes (MS/2) com ou sem a adição de citocinina. Após 360 dias de cultivo as plantas foram transferidas ao meio MS com diferentes balanços de auxina e citocinina. Após 180 dias em cada tratamento, foram avaliados os parâmetros biométricos, quantificados os pigmentos fotossintéticos, Proteína total, nitrato (NO3) e amônio (NH4+). Os meios de cultura KC e VW, que possuem em sua composição a maior relação NH4+/NO3mostraram ser os mais eficazes para o desenvolvimento de Cattleya xanthina, pois apresentaram plântulas com desenvolvimento inicial mais rápido, além de maior produção de pigmentos fotossintéticos e Proteína total. Tais resultados poderiam ser decorrentes do fato de o amônio ser absorvido primeiramente, sendo o nitrato utilizado posteriormente no cultivo in vitro, promovendo o desenvolvimento precoce das plantas.

Palavras-chave: Cultivo in vitro, fitormônios, nitrogênio, orquídea.


pdf_grandeMonique Cristine Rodrigues Abrão
Germinação de sementes e desenvolvimento in vitro de Cattleya xanthina Lindley (Orchidaceae)
em diferentes meios de cultura, com base em nutrição nitrogenada


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES