faixapos6


Mayara Pastore


Em 13 de março de 2014, no anfiteatro do Instituto de Botânica, Mayara Pastore, aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), defendeu a sua dissertação intitulada:
“O gênero Jacquemontia Choisy (Convolvulaceae) no Estado de São Paulo, Brasil”.

Mayara_Pastore

            A banca examinadora foi presidida pela Dra. Rosângela Simão Bianchini (IBt) e os membros externos Dra. Andréa Onofre de Araújo (UFABC) e
Dra. Priscila Porto Alegre Ferreira (UFRGS).

Este trabalho trata-se de estudos taxonômicos do gênero Jacquemontia, pertencente à família Convolvulaceae, no Estado de São Paulo, assim como também são apresentadas contribuições para as espécies que ocorrem em outros Estados brasileiros. A dissertação é parte integrante da Monografia de Convolvulaceae do projeto “Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo”, que tem grande importância para o conhecimento e conservação da flora.
O Estado de São Paulo é formado pela rica biodiversidade dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado, porém sua vegetação tem sofrido muito com as intensas atividades econômicas. Portanto é de grande valor os estudos taxonômicos e conhecimento em geral da flora para aplicação nos planos de manejo das Unidades de Conservação, assim como em iniciativas públicas de áreas não protegidas que devem ser incluídas em políticas de conservação.


O gênero Jacquemontia Choisy (Convolvulaceae) no Estado de São Paulo, Brasil


RESUMO

Jacquemontia apresenta cerca de 120 espécies, a maioria ocorre na zona Neotropical e poucas espécies na África, Ásia e Oceania. O gênero é reconhecido pelos tricomas estrelados, raramente forcados, glandulares ou simples, ovário glabro, estilete único com dois estigmas elipsoides achatados dorsiventralmente, cápsulas 8-valvar e sementes glabras em geral com margens curtamente aladas. O presente trabalho teve como principal objetivo realizar estudos taxonômicos das espécies de Jacquemontia para o projeto “Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo”, contribuindo para uma melhor delimitação taxonômica e conservação da diversidade florística. Para o tratamento taxonômico foram examinadas as coleções de 14 herbários, totalizando 347 espécimes para a área de estudo, as viagens de coletas foram realizadas em 30 municípios. Foram elaborados chave de identificação, descrições para o gênero e espécies, distribuição geográfica, fenologia, estado de conservação, e comentários taxonômicos. Foram preparadas pranchas de ilustrações e de fotografias; além de imagens obtidas através de microscopia eletrônica de varredura para a visualização dos tricomas, grãos de pólen e sementes. O gênero está representado por 14 espécies e duas variedades, diferenciadas principalmente pelo hábito, tipo de tricomas, inflorescências e sépalas. As espécies foram encontradas em vegetação de Cerrado e Mata Atlântica, crescendo em campos abertos, borda de mata ou como ruderais. Oito lectótipos estão sendo propostos, quatro novas ocorrências foram registradas para o estado de São Paulo e duas espécies se enquadraram como quase ameaçadas de extinção.

Palavras-chave: Convolvulaceae, Flora, Solanales, Taxonomia.


pdf_grandeMayara Pastore
O gênero Jacquemontia Choisy (Convolvulaceae) no Estado de São Paulo, Brasil


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES