Victor Martins Gonçalez
No dia 25 de março de 2013, o aluno da Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo (IBt),
Victor Martins Gonçalez (Bolsista CAPES), defendeu sua dissertação de Mestrado intitulada
“Melochia L. (Byttnerioideae, Malvaceae) na região Sudeste do Brasil”.
A banca examinadora foi composta pela Dra. Gerleni Lopes Esteves (orientadora), Dr. Gerson Oliveira Romão e Dr. Ricardo José Francischetti Garcia.
Melochia L. (Byttnerioideae, Malvaceae) na região Sudeste do Brasil
RESUMO
Melochia pertence à Byttnerioideae, uma das nove subfamílias de Malvaceae s.l. Em Byttnerioideae, o gênero está situado em Hermannieae, a única tribo monofilética da subfamília como tradicionalmente circunscrita e que apresenta como sinapomorfias morfológicas as pétalas planas e o androceu constituído de cinco estames e cinco estaminódios reduzidos ou ausentes. Melochia compreende cerca de 54 espécies com distribuição pantropical, tendo como principal centro de diversidade o continente Americano, onde ocorrem 39 espécies, das quais 24 estão representadas no Brasil e quatro são endêmicas. O gênero caracteriza-se pelo gineceu com ovário pentacarpelar, cada carpelo uni a biovulado, e cinco estiletes papilados na porção apical. O presente trabalho foi desenvolvido de acordo com os procedimentos usuais utilizados em estudos taxonômicos, incluindo o levantamento da bibliografia, coleta de material, visita aos herbários, estudo morfológico e a elaboração do trabalho. Foram realizadas nove viagens de coleta, abrangendo 45 municípios da região Sudeste e coletadas 13 coleções, referentes a seis espécies, que foram depositadas no Herbário do Instituto de Botânica. Além disso, foram analisadas cerca de 400 coleções dos herbários regionais. Foram registradas 10 espécies: M. arenosa Benth., M. simplex A. St.-Hil., M. graminifolia A. St. Hil., M. villosa (Mill.) Fawc. & Rendle, M. regnellii (K. Schum.) V. M. Gonçalez stat. nov. inéd., M. gardneri Sprague, M. pilosa (Mill.) Fawc. & Rendle, M. betonicifolia A. St.-Hil., M. morongii Britt. e M. pyramidata L., das quais três são endêmicas e cinco constituem novas ocorrências para a região Sudeste. Os principais caracteres utilizados para a identificação das seções e espécies foram os padrões de organização das inflorescências, forma e o tipo de deiscência dos frutos, tipos de tricomas das estruturas vegetativas e a forma e as dimensões das folhas e do cálice. As espécies estão distribuídas em todos os Estados do Sudeste, a maioria em Minas Gerais, habitando principalmente em áreas preservadas e alteradas de Cerrado. Quanto ao estado de conservação, três espécies foram enquadradas na categoria ameaçada e quatro na categoria vulnerável, de acordo com os critérios da IUCN. O trabalho consta de chave de identificação para as seções e espécies, descrições morfológicas, ilustrações inéditas, dados de distribuição geográfica e conservação, além de comentários sobre a variabilidade e as relações taxonômicas das espécies.
Palavras-chave: Malvaceae, status novo, novas ocorrências, lectotipificação, taxonomia, Cerrado
Victor Martins Gonçalez
Melochia L. (Byttnerioideae, Malvaceae) na região Sudeste do Brasil
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES