Eriane Justo Luiz Savóia
No dia 26 de fevereiro de 2013, a aluna Eriane Justo Luiz Savóia defendeu sua tese de doutorado intitulada:
Potencial de Tradescantia pallida cv. Purpurea para acumular metais pesados oriundos da poluição atmosférica
particulada da região do grande ABC paulista.
A Banca examinadora foi composta pela Dra. Marisa Domingos (Orientadora e Presidente/IBt), Dra. Regina Maria de Moraes (Núcleo de Pesquisa em Ecologia/IBt), Dra. Mirian Cilene Spasiani Rinaldi (Núcleo de Pesquisa em Ecologia/IBt),
Dra. Ana Maria Graciano Figueiredo ( IPEN/USP) e Dra. Regiani Carvalho de Oliveira (Faculdade de Medicina/USP).

Dra. Regiani Carvalho de Oliveira ( FMUSP), Dra. Marisa Domingos ( IBt), aluna Eriane Savóia, Dra. Regina Maria de Moraes ( IBt), Dra. Mirian Rinaldi (IBt) e Dra. Ana Maria Graciano Figueiredo
Potencial de Tradescantia pallida cv. Purpurea para acumular metais pesados oriundos da poluição atmosférica particulada da região do grande ABC paulista.
RESUMO
A atmosfera das áreas urbanas tem causado grandes incômodos ao meio ambiente e à saúde humana, principalmente quando nos referimos à poluição particulada associada aos metais pesados. Desta forma, o presente estudo foi desenvolvido na região do ABC paulista, com os objetivos de determinar as variações temporais e espaciais nas concentrações de metais pesados presentes no material particulado em folhas de Tradescantia pallida cv. Purpurea e nos filtros de PTS, verificar se essa cultivar é capaz de acumular os referidos metais em suas folhas e determinar sua eficiência para caracterização do material particulado emitido na região do ABC. Nas amostras foliares e nos filtros de PTS foram analisados 22 metais pesados.
Tradescantia pallida cv. Purpurea acumulou metais pesados e discriminou fontes de emissão da poluição atmosférica particulada a partir de medições da concentração foliar de determinados metais pesados, em associação a medições de outras variáveis biológicas, como área e biomassa foliares e de variáveis climáticas, umidade relativa do ar e pluviosidade. A planta também foi capaz de estimar a concentração de Ba adsorvido ao material particulado, por meio da determinação das concentrações foliares, desde que outras variáveis sejam monitoradas em paralelo, como área e biomassa foliares e temperaturas máximas e mínima, umidade relativa e precipitação.
Palavras-Chave: Metais pesados, material particulado, Tradescantia pallida
Eriane Justo Luiz Savóia
Potencial de Tradescantia pallida cv. Purpurea para acumular metais pesados oriundos da
poluição atmosférica particulada da região do grande ABC paulista.
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES