faixapos6


Anderson Luis do Nascimento


No dia 24 de abril de 2013, o aluno da Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo (IBt), Anderson Luis do Nascimento (Bolsista CAPES),  apresentou sua dissertação de mestrado intitulada
“Análise do óleo volátil e avaliação de atividades biológicas dos constituintes fixos e voláteis de Bidens segetum Mart. ex Colla (Asteraceae)”.

A banca examinadora foi composta pela Dra. Carmen Lucia Queiroga (CPQBA/UNICAMP), Dra. Elaine Monteiro Cardoso Lopes (UNINOVE) e
Dra. Maria Cláudia Marx Young (Orientadora – IBt).

Anderson

O trabalho contribui para a ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade do Cerrado como fonte de produtos naturais permitindo estabelecer mecanismos e estratégias para garantir a sua conservação e o seu uso sustentável. As espécies do gênero Bidens, conhecidas popularmente como “picão”, são amplamente utilizadas pela medicina popular, atraindo também as atenções de pesquisadores e indústrias farmacêuticas com a produção de diversas patentes. Bidens segetum é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro com poucos estudos realizados até o momento e selecionada para este estudo após triagens anteriores realizadas por nosso grupo.  Foram analisadas a composição química dos óleos essenciais e suas variações de acordo com o local de ocorrência da planta, sua fenologia e órgão utilizado para extração, além de avaliadas as atividades biológicas de seus óleos e extratos vegetais. Ao final, foi possível observar tendências de variações na composição e detectar atividades biológicas relevantes em seus componentes fixos e voláteis.


Análise do óleo volátil e avaliação de atividades biológicas dos constituintes fixos e voláteis de
Bidens segetum Mart. ex Colla (Asteraceae)


RESUMO

Bidens segetum Mart ex Colla (Asteraceae) é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro com poucos estudos realizados até o presente momento. O uso de plantas aromáticas com propriedades farmacológicas é bastante difundido, no entanto os teores e a composição de seus princípios ativos podem variar em função de fatores ambientais e genéticos. O objetivo do presente trabalho foi descrever a composição química do aroma das flores e dos óleos voláteis das diferentes partes de Bidens segetum coletadas de populações de ocorrência natural no Cerrado e de plantas cultivadas no Instituto de Botânica a partir de suas sementes, além de analisar as atividades biológicas de seus componentes fixos e voláteis. Para tanto, folhas, ramos, raízes, capítulos e cipselas frescos foram extraídos por hidrodestilação (3 horas) e os extratos etanólicos foram obtidos de parte desse material seco em extrator automático, analisados GCMS, LC/DAD e LC-MS-MS/ESI(+). A atividade antifúngica avaliada pelo método de bioautografia direta utilizando como fungos reveladores Cladosporium cladosporioides e Cladosporium sphaerospermum. As atividades anticolinesterásicas e antioxidantes foram triadas por autografias e quantificadas por ensaios colorimétricos em microplacas. Os rendimentos foram maiores para as estruturas reprodutivas tanto para os componentes fixos quanto para os voláteis. O aroma e óleo volátil dos capítulos e cipselas se mostraram ricos em hidrocarbonetos monoterpênicos, enquanto que no óleo das folhas os hidrocarbonetos sesquiterpênicos foram a classe principal e para os ramos houve um balanço entre essas duas classes. O óleo das raízes se apresentou bastante diferente dos demais pela grande percentagem de alcoóis e ácidos graxos (>75%). A composição dos óleos mostrou alterações quali- e quantitativas significantes. Porém, seus componentes principais o germacreno D (9 – 53%) e β-felandreno (17 – 51%) estiveram sempre presentes nos óleos e no aroma, apenas variando suas percentagens. Os fungos C. cladosporioides e C. sphaerospermum se mostraram mais sensíveis ao óleo volátil das raízes na fase vegetativa (limite detecção= 5 μg) e as frações diclorometânicas das raízes (Rfs 0,89), capítulos e cipselas (Rf 0,72, para ambos) de B. segetum. A enzima acetilcolinesterase teve sua atividade reduzida, no regime de dose/resposta, pelos óleos voláteis dos ramos coletados nas fases de floração (IC50= 22,6 μg/ml) e de frutificação (IC50= 43,8 μg/ml). As frações em acetato de etila das folhas (IC50= 3,4 μg/ml), raízes (IC50= 3,9 μg/ml), capítulos (IC50= 4,8 μg/ml) e cipselas (IC50= 3,1 μg/ml) de B. segetum apresentaram potencial redutor do radical livre 2,2- difenil-1-picrilhidrazila (DPPH•).

Palavras-chave: Bidens segetum; óleos essenciais; extratos; composição química; atividades biológicas; fenologia.


pdf_grandeAnderson Luis Nascimento
Análise do óleo volátil e avaliação de atividades biológicas dos constituintes fixos e voláteis de
Bidens segetum Mart. ex Colla (Asteraceae)


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES