Fernanda Lopes Macedo
Em 25 de fevereiro de 2010, a aluna Fernanda Lopes de Macedo defendeu a sua dissertação de mestrado intitulada
“Estimativa da fixação de N2 através da composiçãoda seiva do xilema e técnicas de diluição de 15N em Anadenanthera falcata (Benth.) Speg.
(Leguminosae – Mimosoideae).”
A banca examinadora foi composta pelo Dr. Ladaslav Sodek da Unicamp, pelo Dr. Danilo da Cruz Centeno, pós-doutorando do Instituto de Botânica de São Paulo).

Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (orientador – Instituto de Botânica de São Paulo); MSc. Fernanda Lopes de Macedo;
Dr. Ladaslav Sodek (UNICAMP) e Dr. Danilo da Cruz Centeno (Instituto de Botânica de São Paulo).
Estimativa da fixação de N2 através da composição da seiva do xilema e técnicas de diluição de 15N
em Anadenanthera falcata (Benth.) Speg. (Leguminosae – Mimosoideae)
RESUMO
O nitrogênio (N) é um dos principais bioelementos, essencial para a estrutura e função de proteínas, glicoproteínas, ácidos nucléicos, e muitas outras moléculas vegetais sendo considerado um dos maiores fatores limitantes que influencia na dinâmica, biodiversidade e funcionamento de muitos ecossistemas. A fixação biológica do nitrogênio (FBN) é a mais significativa rota para introdução do N da atmosfera. Em ecossistemas savânicos neotropicais, a principal fonte de N provém da atividade simbiótica da fixação de nitrogênio, pois normalmente os solos são pobres e lixiviados e as formas de N inorgânicas e orgânicas estão pouco disponíveis. Alguns estudos vêm sendo realizados com espécies nativas do cerrado e entre eles é possível encontrar trabalhos sobre o desenvolvimento de nódulos em raízes de Leguminosas como a espécie Anadenanthera falcata, espécie de ampla dispersão no cerrado brasileiro, que apresenta nodulação em suas raízes. Este trabalho teve por objetivo estimar a de FBN em plantas jovens e adultas de Anadenanthera falcata(Benth.) Speg. (Leguminosae – Mimosoideae), espécie dominante na gleba Pé-de-Gigante, Parque Estadual do Vassununga, SP, através da caracterização do padrão de transporte de aminoácidos na seiva do xilema de plântulas submetidas a diferentes fontes de N (incluindo a nodulação radicular) e de plantas jovens e adultas em campo; e da estimativa da FBN através do uso de 15N2 em experimento controlado. O experimento com diferentes fonte de N mostrou que plantas que adquirem N proveniente apenas da FBN têm crescimento mais lento em relação às plantas que adquirem N do solo, apenas. Este experimento também mostrou que os ureídeos não podem ser utilizados como indicativo da presença de FBN e que não há um aminoácido específico correlacionado com o transporte de N oriundo da fixação biológica. Em indivíduos adultos o maior transporte de compostos nitrogenados na seiva do xilema aparece na estação de crescimento, quando a demanda pelo N é maior, além da razão ASN (asparagina) + GLN (glutamina) + GLU (glutamato) / ARG (arginina) evidenciar a maior participação da entrada de “novo” N em indivíduos mais jovens em relação aos indivíduos adultos, onde o transporte de N remobilizado toma grande importância. O experimento controlado com 15N2 mostrou que o aminoácido GLN é o que apresenta maior enriquecimento, tanto na seiva quanto em nódulos, confirmando sua importância na assimilação do N proveniente da fixação biológica. Desta forma, a espécie A. falcata mostrou competência em fixar N biologicamente, porém é necessário o estudo de técnicas eficientes para estimar a entrada de N na planta, proveniente da FBN.
Palavras chave: Anadenanthera falcata, cerrado, fixação biológica de nitrogênio, 15N2.
Fernanda Lopes Macedo
Estimativa da fixação de N2 através da composição da seiva do xilema e técnicas de diluição de 15N
em Anadenanthera falcata (Benth.) Speg. (Leguminosae – Mimosoideae)
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES