Anderson Luiz dos Santos
No dia 06 de fevereiro de 2009, o aluno Anderson Luiz dos Santos do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente
defendeu sua dissertação de Mestrado intitulada
“Bromelioideae (Bromeliaceae) na Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil”.
A banca examinadora foi comporta por sua orientadora, Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt), Dra. Inês cordeiro (IBt) e a Dra. Gardene Maria de Sousa (UFPI).
Bromelioideae (Bromeliaceae) na Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil
RESUMO
A Serra do Cipó está localizada em Minas Gerais, a cerca de 100 km ao norte de Belo Horizonte, onde predomina um tipo de vegetação peculiar conhecido como campo rupestre. O estudo florístico das Bromeliaceae é parte do projeto “Flora da Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil”.A subfamília Pitcarnioideae foi publicada, e conta com 11 espécies distribuídas em 3 gêneros e Tillandsioideae, com 23 espécies distribuídas em 4 gêneros, está em fase de reformulação para publicação. Bromelioideae, tema desse trabalho, está representada na região por 11 gêneros: Acanthostachys (1 espécie), Aechmea (4 espécies), Ananas (1 espécie), Billbergia (4 espécies), Bromelia (1 espécie), Canistrum (1 espécie), Cryptanthus (1 espécie), Eduandrea (1 espécie), Neoregelia (2 espécies), Orthophytum (2 espécies) e Quesnelia (1 espécie).Com a conclusão deste trabalho, Bromeliaceae passa a ser representada na Serra do Cipó por 18 gêneros e 53 espécies.
Anderson Luiz dos Santos
Bromelioideae (Bromeliaceae) na Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES