Diógina Barata
A Tese de doutorado intitulada “Taxonomia e a Filogenia do Gênero Caulerpa J.V. Lamour. (Bryopsidales, Chlorophyta) no Brasil”, da aluna do programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo, Diógina Barata, com orientação da pesquisadora do instituto, Dra. Mutue Toyota Fujii, e coorientação da Dra. Mariana Cabral de Oliveira, professora da Universidade de São Paulo (USP) foi aprovada com distinção e louvor em 29 de fevereiro de 2008, sob a avaliação da banca pesquisadores: como membros externos o Dr. Orlando Necchi Jr., Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus Rio Preto) e a Dra. Maria Beatriz de Barros Barreto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e, como membros internos as Dras. Silvia Maria Pitta de Beauclair Guimarães, Diclá Pupo e Mutue Toyota Fujii, da Seção de Ficologia-IBt/SP.
Taxonomia e a Filogenia do Gênero Caulerpa J.V. Lamour. (Bryopsidales, Chlorophyta) no Brasil
RESUMO
O material examinado foi obtido através de coletas manuais na região de mesolitoral ao longo do litoral brasileiro em períodos de maré baixa, nos anos de 2005 a 2006. Para a observação de características morfológicas foi utilizado material acondicionado em potes plásticos fixados em formol a 4% em água do mar e para as análises filogenéticas o material foi preservado em sílica gel azul ou em álcool 70%. Os principais herbários do país foram visitados para uma melhor coleta de dados sobre a morfologia e distribuição geográfica das espécies. Os resultados foram divididos em 2 capítulos que serão explicados resumidamente abaixo:
– O primeiro capítulo tratou da taxonomia do gênero Caulerpa J.V. Lamour. e revelou 18 espécies, além de sete variedades, totalizando 25 táxons infraespecíficos, resultado que caracteriza o Brasil como uma região detentora de grande variedade de espécies do gênero. A distribuição de espécies ao longo do litoral do Brasil obedeceu a mesma encontrada para outras localidades do mundo, onde a maior parte da diversidade do gênero se encontra nas regiões tropicais. Assim, um maior número de espécies de Caulerpa é encontrado na região nordeste do Brasil (Região Tropical, segundo classificação de Horta et al. 2001).
– No segundo capítulo foram realizadas as análizes filogenéticas do gênero para o litoral Brasileiro. Os marcadores moleculares utilizados para estas análises foram o tufA DNA do cloroplasto e o ITS rDNA nuclear. Uma análise geral foi realizada com o tufA DNA do cloroplasto e os resultados foram expressos pela árvore consenso de análise bayesiana com 14 das 18 espécies encontradas para o litoral brasileiro. Os resultados corroboraram com o que foi obtido em estudos anteriores (p.e. Famà et al. 2002 e Stam et al. 2006). A maioria das espécies foi monofilética, com exceção apenas para C. cupressoides (H. West in Vahl) C. Agardh, C. racemosa (Forssk.) J. Agardh, C. serrulata (Forssk.) J. Agardh, C. scalpeliformis (R. Br. Ex Turner) C. Agardh e C. verticillata J. Agardh. As análises de ITS rDNA nuclear foram utilizadas para ajudar no esclarecimento das espécies C. cupressoides e C. racemosa. As análises filogenéticas auxiliaram também na correção da identificação de C. mexicana Sond. ex Kütz., anteriormente identificadas como C. taxifolia (H. West in Vahl) C. Agardh para os estados da Bahia e do Espírito Santo. Apesar do gênero apresentar-se como um problema mundial envolvendo-se em eventos de bioinvasão em várias localidades, as amostras de C. racemosa, uma das espécies problemáticas, não paresentaram nenhuma relação com as linhagens invasoras. Para C. taxifolia, não foram obtidas seqüências genéticas e por isso não foi possível estas confirmação. A análise filogenética das do gênero para o Brasil foi de grande relevância, pois, acrescentou mais seqüências das espécies já estudadas além de lançar seqüências inéditas tufA DNA do cloroplasto para C. fastigiata Mont., C. kempfii A.B. Joly & S. Pereira e C. pusilla (Kütz.) J. Agardh.
Diógina Barata
Taxonomia e a Filogenia do Gênero Caulerpa J.V. Lamour. (Bryopsidales, Chlorophyta) no Brasil
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES