faixapos6


Priscila da Silva 


Em 30 de julho de 2007 a aluna Priscila da Silva do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente (área de concentração: Plantas Avasculares e Fungos em Análises Ambientais), no Instituto de Botânica, São Paulo, SP (IBt) e bolsista FAPESP, defendeu sua dissertação de mestrado intitulada:

“Fungos Anamorfos decompositores do folhedo de Caesalpinia echinata Lam. provenientes de exemplares estabelecidos
em áreas com e sem impacto de poluição aérea”.

A banca examinadora foi composta por sua orientadora Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi (Instituto de Botânica)
e pelos Professores Doutores Iracema H. Schoenlein-Crusius (Instituto de Botânica) e Valderez Gambale (Universidade de São Paulo).


Fungos Anamorfos decompositores do folhedo de Caesalpinia echinata Lam.
provenientes de exemplares estabelecidos em áreas com e sem impacto de poluição aérea


RESUMO

O trabalho consistiu no levantamento das espécies de Fungos Anamorfos no Parque Municipal do Ibirapuera e na Reserva Biológica de Mogi-Guaçu, ambas no Estado de São Paulo. A planta estudada foi o pau-brasil, árvore símbolo do país. Desta, foram coletados folíolos em decomposição que, levados ao laboratório, foram tratados pela técnica sucessiva de lavagem de substratos e acondicionados em câmaras-úmidas. Os fungos foram identificados de acordo com a taxonomia tradicional, utilizando literatura especializada. Os resultados consistiram de 33 táxons de Hyphomycetes e destes, 12 foram comuns às duas áreas, demonstrando uma diversidade expressiva, com 53,3% de similaridade entre a micota das duas áreas de coleta. Acrescentaram-se 18 novos registros de fungos ao Herbário Científico do Estado “Maria Eneyda P. Kauffmann Fidalgo, (SP). Os resultados revelaram, ainda, três novas ocorrências para o Brasil: Chlamydopsis proliferans Hol.-Jech. & R.F. Castañeda, Sporidesmium flagelliforme Matsush. e Uberispora heteroseptata R.F. Castañeda, Guarro & Cano e sugere que a distribuição e ocorrência desses fungos depende mais dos substratos disponíveis do que das condições ambientais adversas. Este trabalho pode ser considerado ponto de partida para a verificação do efeito de poluentes atmosféricos sobre os Fungos Anamorfos presentes no folhedo.

Contatos: silva_pri@yahoo.com.br


pdf_grande Priscila da Silva
Fungos Anamorfos decompositores do folhedo de Caesalpinia echinata Lam.
provenientes de exemplares estabelecidos em áreas com e sem impacto de poluição aérea


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES