faixapos6


Luciana Jandelli Gimenes


Luciana Jandelli Gimenes, aluna do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica (IBt) e bolsista CAPES, defendeu no dia 15 de fevereiro de 2007 sua dissertação de mestrado com o título:
“A tribo Leucocoprineae (Agaricaceae) no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, SP, Brasil”.

A banca examinadora foi composta pela sua orientadora Dra. Marina Capelari, Dra. Adriana de Mello Gugliotta da Seção de Micologia e Liquenologia do Instituto de Botânica (IBt) e Dra Margarida Pereira Fonseca da Universidade de Guarulhos (UNG)


A tribo Leucocoprineae (Agaricaceae) no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, SP, Brasil.


RESUMO

As espécies da tribo Leucocoprineae do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) foram estudadas em aspectos morfológicos e moleculares (gene nLSU rDNA). Foram estudados os materiais já coletados e ainda não identificados e, também, revisados os depositados no Herbário SP. As análises taxonômicas e moleculares foram realizadas de acordo com os métodos usuais para o grupo de fungos estudados. Para cada espécie são apresentadas descrições, ilustrações, distribuição geográfica e uma chave de identificação para as espécies presentes no PEFI, sendo que todo o material estudado encontra-se depositado no Herbário SP. Através deste estudo, verificou-se que a tribo Leucocoprineae no PEFI compreende as seguintes espécies: Chlorophyllum molybdites (Meyer: Fr.) Massee, Chlorophyllum pulchellum (de Meijer & Vellinga) Gimenes & Capelari, comb. nov., Leucocoprinus birnbaumii (Corda) Singer, L. brebissonii (Godey) Locq., L. brunneoluteus Capelari & Gimenes, L. cepistipes (Sowerby: Fr.) Pat., L. cretaceus (Bull.: Fr.) Locq., L. fragillisimus (Rav.) Pat., Leucocoprinussp., Macrolepiota sp. e revisadas as exsicatas do Herbário SP, confirmando Macrolepiota bonaerensis (Speg.) Singer e M. mastoidea (Fr.) Singer. Leucocoprinus cepistipes, constitui primeira citação para o PEFI e para o estado de São Paulo, Leucocoprinus sp. e Macrolepiota sp. serão propostas como espécies novas para a ciência e Chlorophyllum pulchellum como combinação nova.


pdf_grandeLuciana Jandelli Gimenes
A tribo Leucocoprineae (Agaricaceae) no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, SP, Brasil.


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES