Giovano Candiani
Giovano Candiani, aluno de Pós-Graduação do Instituto de Botânica da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, defendeu no dia 25 de julho de 2006 sua dissertação de mestrado com o título:
“Regeneração natural em áreas anteriormente ocupadas por floresta de Eucalyptus saligna Smith. no município de Caieiras (SP):
subsídios para recuperação florestal”.
A banca examinadora foi composta pelo seu orientador Prof. Dr. José Marcos Barbosa (Instituto de Botânica),
pelo Prof. Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (Instituto de Botânica) e pelo Prof. Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior (Instituto de Botânica).
Regeneração natural em áreas anteriormente ocupadas por floresta de Eucalyptus saligna Smith.
no município de Caieiras (SP): subsídios para recuperação florestal
RESUMO
O trabalho consistiu na caracterização da regeneração natural de áreas anteriormente ocupadas por floresta de eucalipto, considerando-se a fitossociologia do estrato arbustivo-arbóreo e da comunidade jovem (plântulas), a chuva de sementes e o banco de sementes do solo nas referidas áreas.
Sendo assim, no primeiro capítulo o levantamento fitossociológico demonstrou que as fitocenoses estudadas podem abrigar espécies nativas originárias do processo de regeneração natural. Essas comunidades vegetais estudadas encontram-se em estágio sucessional inicial, apresentando elevada diversidade de espécies de acordo com o índice de Shannon e alta similaridade florística segundo o índice de Jaccard. As plântulas contribuem bastante para o estabelecimento da comunidade adulta, destacando-se as espécies Cupania vernalis Camb. (Sapindaceae), Jacaranda micrantha Cham. (Bignoniaceae) e Alchornea glandulosa Poepp. & End. (euphorbiaceae).
No segundo capítulo, a chuva de sementes mostrou que a maior produção de sementes ocorreu no período de verão, principalmente no mês de dezembro. As espécies com síndrome de dispersão zoocórica predominaram nas comunidades estudadas. As espécies que se destacaram foram: Trema micrantha (L.) Blume (Ulmaceae), Aegiphila sellowiana Cham. (Verbenaceae) e Schinus terebinthifoliusRaddi (Anacardiaceae). Foi encontrada baixa similaridade florística (28,7% pelo índice de Jaccard) entre a chuva de sementes e o estrato arbustivo-arbóreo, mostrando a importância da contribuição de sementes alóctones (áreas de entorno) para o estabelecimento das comunidades estudadas.
E no terceiro capítulo, o banco de sementes do solo mostrou ser um mecanismo importante para o estabelecimento do processo de regeneração natural, principalmente nos estágios iniciais de sucessão ecológica, pois as espécies herbáceas predominaram nas comunidades estudadas, determinando a baixa similaridade florística encontrada entre o banco de sementes e o estrato arbustivo-arbóreo. As espécies que se destacaram foram: Trema micrantha (L.) Blume (Ulmaceae) e Alchornea glandulosa Poepp. & End. (euphorbiaceae).
Cada vez mais estudos integrados envolvendo o processo de regeneração natural serão muito proveitosos e enriquecedores, vistos serem importantes para a recuperação florestal de áreas degradadas, principalmente no estabelecimento de princípios de manejo, silviculturais e conservação ambiental.
Giovano Candiani
Regeneração natural em áreas anteriormente ocupadas por floresta de Eucalyptus saligna Smith.
no município de Caieiras (SP): subsídios para recuperação florestal
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES