faixapos6


Alexandra Lenk Gomes


Alexandra Lenk Gomes, aluna do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo (IBt) e bolsista CNPq, defendeu, no dia 20 de março de 2006, sua dissertação de mestrado com o título:
“Diversidade de Oomycota da Reserva Biológica de Paranapiacaba, Santo André, SP”.

A banca examinadora foi composta pela sua orientadora Dra. Carmen Lídia Amorim Pires-Zottarelli (Instituto de Botânica),
pelo Dr. Adauto Ivo Milanez (Instituto de Botânica) e pela Dra. Sandra Farto Botelho Trufem (Universidade São Marcos).

alexandra-lenk1


Diversidade de Oomycota da Reserva Biológica de Paranapiacaba, Santo André, SP


RESUMO

O trabalho consistiu num levantamento de representantes do filo Oomycota presentes na Reserva Biológica de Paranapiacaba, situada no município de Santo André. Para a iscagem destes representantes foram realizadas coletas de amostras de água e solo, além da utilização de frutos submersos como Malus sp. (maçã) e Myrciaria sp. (jabuticaba). As amostras foram levadas ao laboratório e iscadas através da técnica de iscagem múltipla, que consiste na utilização de substratos queratinosos, quitinosos e celulósicos. Os táxons encontrados foram identificados através da análise morfológica das estruturas assexuadas e sexuadas, e ilustrados com o auxílio de câmara clara acoplada ao microscópio.

Foram identificadas 35 espécies, sendo oito delas primeira citação para o Brasil, duas primeira citação para o estado de São Paulo e 20 primeira citação para a reserva. Um banco de imagens dos fungos identificados na reserva está sendo confeccionado, e será disponibilizado no site do Instituto de Botânica de São Paulo.

alexandra-lenk3 alexandra-lenk4


pdf_grandeAlexandra Lenk Gomes
Diversidade de Oomycota da Reserva Biológica de Paranapiacaba, Santo André, SP


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES