Luciana Rufino Godinho
Luciana Rufino Godinho, aluna do programa de pós-graduação em biodiversidade vegetal e meio ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo (Ibt) e bolsista FAPESP defendeu no dia 19 de dezembro de 2005 sua dissertação de Mestrado intitulada,
“O Gênero Staurodesmus (Zygnemaphyceae) no estado de São Paulo: levantamento florístico”.
A banca examinadora foi composta pelo seu orientador, Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (Instituto de Botânica),
pela Dr. Mutue Toyota Fujii (Instituto de Botânica) e pela Dr. Mariângela Menezes (Museu Nacional do Rio de Janeiro).
O Gênero Staurodesmus (Zygnemaphyceae) no estado de São Paulo: levantamento florístico
RESUMO
O trabalho que foi realizado utilizando material coletado nos últimos 40 anos, consistiu no levantamento das espécies de Desmidiaceae (pertencente ao gênero Staurodesmus). O levantamento florístico dos representantes do gênero no estado de São Paulo está baseado no estudo de 103 unidades amostrais depositadas no Herbário Cientifico do Instituto de Botânica.
Foram examinados materiais de 78 municípios e em 20 deles foram documentados espécimes de Staurodesmus. Foi utilizada a metodologia clássica em algas, com a utilização de microscopia óptica e a partir do estudo de populações, com base nas características morfológicas, merísticas e métricas clássicas da célula, a fim de avaliar o que fossem variações infra e inter populacionais. Ambientes tanto lênticos quanto lóticos foram pesquisados, e tanto material fitoplanctônico quanto de perifíton foram examinados. Foram encontrados 54 táxons que representam 34 espécies , 23 variedades e 6 formas taxonômicas. Sendo que, 2 possíveis novas espécies para a Ciência, e 4 formas das quais ao que tudo indica, são novas para a Ciência. Dos 54 táxons que foram citados, 20 são citações pioneiras para o estado de São Paulo.
Luciana Rufino Godinho
O Gênero Staurodesmus (Zygnemaphyceae) no estado de São Paulo: levantamento florístico
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES