faixapos6


Angélica Patricia Pavezzi Barbero


No dia 1 de fevereiro de 2007 Angélica Patricia Pavezzi Barbero, aluna do curso de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica, sob a orientação do Dr. Fábio de Barros (Instituto de Botânica), defendeu sua dissertação de mestrado intitulada
“Flora da Serra do Cipó (Minas Gerais, Brasil): Orchidaceae – subtribo Laeliinae”.

A banca examinadora foi composta pelos professores: Dr. João Aguiar Nogueira Batista (Universidade Federal de Minas Gerais), Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (Instituto de Botânica) e Dr. Fábio de Barros (Instituto de Botânica – presidente da banca).

Apresentação de Angélica P. Pavezzi Barbero

Apresentação de Angélica P. Pavezzi Barbero


Flora da Serra do Cipó (Minas Gerais, Brasil): Orchidaceae – subtribo Laeliinae


RESUMO

O trabalho é parte do Projeto “Flora da Serra do Cipó”, sob a coordenação de pesquisadores do Departamento de Botânica do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), e teve por objetivos: (a) realizar um inventário das espécies da subtribo Laeliinae ocorrentes na Serra do Cipó; (b) aumentar o conhecimento da flora da região, especialmente da família Orchidaceae; (c) preparar um trabalho florístico para publicação dentro da série “Flora da Serra do Cipó”, no Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo.

Foi analisado principalmente material da coleção Flora da Serra do Cipó (CFSC), depositada nos herbários do Instituto de Botânica (SP) e da Universidade de São Paulo (SPF), além de outros herbários que possuíam coleções provenientes da área. Também foram analisadas plantas vivas da coleção da Seção de Orquidário do Estado. Na Serra do Cipó, a subtribo Laeliinae é representada por 28 espécies, em nove gêneros: Brassavola R. Br. (1 espécie), Constantia Barb. Rodr. (1), Encyclia Hook. (2), Epidendrum L. (11), Hadrolaelia (Schltr.) Chiron & V.P. Castro (2), Hoffmannseggella H.G. Jones (7), Isabelia Barb. Rodr. (1), Prosthechea Knowles & Westc. (2) e Pseudolaelia Porto & Brade (1).

Quatro dessas espécies são endêmicas da Serra do Cipó: Constantia cipoensis Porto & Brade, Hoffmannseggella ghillanyi (Pabst) H.G. Jones, Hoffmannseggella x cipoensis (Pabst) V.P. Castro & Chiron e Pseudolaelia cipoensis Pabst. Três das 28 espécies ocorrentes na área são citadas na lista das espécies ameaçadas de extinção da flora de Minas Gerais (Mendonça & Lins 2000): Constantia cipoensis (criticamente em perigo), Hadrolaelia pumila (em perigo) e Pseudolaelia cipoensis (em perigo).
São apresentadas chaves para identificação, descrições e ilustrações dos gêneros e espécies, além de dados taxonômicos, de distribuição geográfica e de floração.
Também foi feita análise comparativa entre quinze áreas de campo rupestre da Cadeia do Espinhaço, com base na composição florística de Laeliinae, realizada por meio de análise de agrupamento, utilizando coeficiente de Jaccard como medida de distância e UPGMA como método de agrupamento. Essa análise demonstrou que os grupos formados refletem, basicamente, a proximidade geográfica entre as áreas, ou seja, áreas mais próximas geograficamente tendem a ser mais similares entre si. Os valores de similaridade obtidos foram relativamente baixos, o que pode refletir a grande diversidade florística ao longo da Cadeia do Espinhaço, mas também pode indicar problemas amostrais.
O presente trabalho contribui para o conhecimento da flora da Serra do Cipó e gera dados que podem justificar a preservação da área.

Epidendrum densiflorum Hook

Epidendrum densiflorum Hook

Hoffmannseggella ghillanyi (Pabst) H.G. Jones

Hoffmannseggella ghillanyi (Pabst) H.G. Jones


pdf_grandeAngélica Patricia Pavezzi Barbero
Flora da Serra do Cipó (Minas Gerais, Brasil): Orchidaceae – subtribo Laeliinae


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES