Ana Vera Tourinho Pinheiro


A defesa aconteceu às 14:00 do dia 24 de março de 2025 via Teams, participaram da Banca o Prof. Dr. Denilson Fernandes Peralta, Prof. Dr. Hermeson Oliveira e a Profa. Dra. Juçara Bordin.

O Domínio Fitogeográfico do Cerrado possui a terceira maior área e biodiversidade do território brasileiro, composto por fitofisionomias divididas em três grandes formações: campestre, savânica e florestal, resultando em uma variedade de ambientes e paisagens que propicia uma elevada diversidade florística. Para a conservação dessa flora e fauna as Unidades de Conservação são de extrema importância. Dessa forma, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso, foi criado com o intuito de proteger e preservar áreas do Cerrado nativo, sendo registradas, até então, 659 espécies vegetais vasculares, contudo, não estão contabilizadas as espécies da flora avascular. Dito isto, o objetivo desta pesquisa foi o levantamento florístico das briófitas do PARNA Chapada dos Guimarães, com o intuito de contribuir para o conhecimento e ampliação da brioflora brasileira, do Cerrado e do estado do Mato Grosso. Por meio da análise de amostras de Herbário e coletas na área do parque. Ao todo foram analisadas 1.405 exsicatas e identificadas 394 espécies de briófitas para PARNA Chapada dos Guimarães, dentre elas 31 espécies endêmicas do Brasil e 6 espécies endêmicas do Cerrado. Para o estado do Mato Grosso são relatadas 79 novas ocorrências e 73 novas ocorrências para o Domínio Fitogeográfico do Cerrado, além de uma nova ocorrência para o Neotrópico, um reencontro para o Brasil de uma espécie não relatada há mais 110 anos, e duas espécies que iremos descrever como novas para a ciência. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que olevantamento florístico apresentado demonstra resultados significativos para a brioflora do Cerrado brasileiro, adicionando um número expressivo de espécies para sua biodiversidade e para a biodiversidade do estado do Mato Grosso e dos Parques Nacionais. A notoriedade dos resultados finais deste trabalho demonstra a importância da realização de levantamentos florísticos para que haja uma maior amostragem dos dados da diversidade existente no Brasil e no Neotrópico. Juntamente a isso, ressaltamos a importância dos herbários e suas coleções botânicas, das reanálises das amostras herborizadas e da identificação de todas as espécies associadas na exsicata, para que haja assim, o conhecimento mais afinco da biodiversidade brasileira.

Gostaríamos de agradecer ao Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e ao Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente, pela infraestrutura e suporte durante o processo de desenvolvimento deste trabalho. À CAPES pela bolsa de mestrado concedida e à verba PROAP pela ajuda de custo durante as coletas e participação de congressos, e aos membros da banca de defesa e qualificação.


Briófitas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, Brasil


RESUMO

O Domínio Fitogeográfico do Cerrado possui a terceira maior área e  biodiversidade no território brasileiro, vindo atrás apenas da Amazônia e da Mata Atlântica. Este detém fitofisionomias que estão divididas em três grandes formações: campestre, savânica e florestal, tamanha variedade de ambientes e paisagens propicia grande diversidade florística. Para a conservação da flora e fauna existente foram criadas Unidades de Conservação como o Parque Nacional da (PARNA) Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso, criado em 12 de abril de 1989, com o intuito de proteger e preservar os ecossistemas ali existentes. São registradas para o Parque 659 espécies vegetais vasculares, contudo, não estão contabilizadas as espécies da flora avascular, uma vez que estas usualmente não são relatadas em planos de manejo. As briófitas são plantas que não possuem vasos condutores lignificados e dessa forma, apresentam um tamanho reduzido, possuem uma grande importância ecológica como parte da biomassa, na germinação de sementes e sucessão vegetacional, formação dos solos, auxiliando também na redução da erosão e servem como microhabitats para microrganismos diversos. O objetivo desta pesquisa foi o levantamento florístico das briófitas do PARNA Chapada dos Guimarães, com o intuito de contribuir para o conhecimento e ampliação da brioflora brasileira, do Cerrado e do estado do Mato Grosso. Por meio da análise de amostras de Herbário e coletas na área do parque. Ao todo foram analisadas 1.405 exsicatas e identificadas 394 espécies de briófitas para PARNA Chapada dos Guimarães, dentre elas 31 espécies endêmicas do Brasil e 6 espécies endêmicas do Cerrado. Para o estado do Mato Grosso são relatadas 79 novas ocorrências e 73 novas ocorrências para o Domínio Fitogeográfico do Cerrado, além de uma nova ocorrência para o Neotrópico, um reencontro para o Brasil de uma espécie não relatada há mais 110 anos, e duas espécies que iremos descrever como novas para a ciência. Os dados encontrados salientam a importância de levantamentos florísticos e de áreas como o PARNA Chapada dos Guimarães para a conservação da brioflora brasileira.

Palavras-chave:  Levantamento florístico; Cerrado; Endemismo; Biodiversidade

ABSTRACT

The Phytogeographic Domain of the Cerrado is the third largest in terms of area and biodiversity, following only the Amazon and the Atlantic Forest. It contains various phytophysiognomies divided into three major formations: grassland, savanna, and forest. This wide variety of environments and landscapes promotes great floral diversity. To conserve the existing flora and fauna, Conservation Units were established, such as the Chapada dos Guimarães National Park in Mato Grosso, created on April 12, 1989, with the aim of protecting and preserving the ecosystems present there. The park is home to 659 registered vascular plant species; however, non-vascular flora is not counted, as it is not reported in management plans and has few studies associated with it. Bryophytes are plants that lack lignified conductive vessels, resulting in a small size, yet they play a significant ecological role as part of the biomass, in seed germination and vegetation succession, soil formation, and in reducing erosion while providing microhabitats for diverse microorganisms. The objective of this research was to conduct a floristic survey of the bryophytes in Chapada dos Guimarães National Park, aiming to contribute to the knowledge and expansion of Brazilian bryoflora, as well as that of the Cerrado and the state of Mato Grosso. Through analysis of collections at the Herbarium-SP and samples from a recent expedition to the park area, totaling 1,405 specimens, 394 bryophyte species were identified for the Chapada dos Guimarães National Park, including 31 endemic species of Brazil and 6 endemic species of the Cerrado. For the state of Mato Grosso, 79 new occurrences are reported, along with 73 new occurrences for the Phytogeographic Domain of the Cerrado, one new occurrence for the Neotropics, a rediscovery of a species not reported for over 110 years in Brazil, and two new species not yet known to science. The data emphasize the importance of floristic surveys and areas like the PARNA Chapada dos Guimarães for the conservation of Brazilian bryoflora.

Key words: Biodiversity; Bryophytes; Brazilian Savanna; Endemism; Floristic survey


pdf_grandeAna Vera Tourinho Pinheiro
Briófitas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, Brasil


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES