Histórico e Estrutura do Programa
O Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente (BVMA), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) (antigo Instituto de Botânica) foi criado em 2002, contemplando duas áreas de concentração: Plantas Avasculares e Fungos em Análises Ambientais (PAF) e Plantas Vasculares em Análises Ambientais (PVA), nas quais são desenvolvidos estudos observacionais, experimentais e teóricos.
Dentro das áreas de concentração, cinco linhas de pesquisa estão organizadas para oferecer uma formação bastante diversificada em biodiversidade e meio ambiente:
I-DIVERSIDADE, FILOGENIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS AVASCULARES E FUNGOS
II-ECOLOGIA E BIOMONITORAMENTO DE AMBIENTES TERRESTRES E AQUÁTICOS COM PLANTAS AVASCULARES E FUNGOS
III-ECOLOGIA E BIOMONITORAMENTO DE AMBIENTES TERRESTRES E AQUÁTICOS COM PLANTAS VASCULARES
IV-FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA DE PLANTAS VASCULARES
V-FLORÍSTICA, FILOGENIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS VASCULARES
Nosso programa possui conceito 5 da CAPES, oferecendo a oportunidade de formação nos níveis de Mestrado e Doutorado, capacitando profissionais para atuar no ensino de Botânica e áreas afins, em cursos fundamentais e superiores, assim como para desenvolver pesquisa científica em instituições acadêmicas ou em empresas. Até 2020, o PPG-BVMA concedeu 446 títulos, entre Mestrado e Doutorado. As teses e dissertações estão disponíveis para consulta e download no site.
A grade curricular é composta por disciplinas específicas das duas áreas de concentração (PAF e PVA), bem como disciplinas de interesse geral comum à ambas as áreas (BMA), oferecidas anual ou bianualmente. As disciplinas são ministradas pelos pesquisadores/docentes para possibilitar a obtenção de ampla e abrangente formação acadêmica aos mestrandos e doutorandos do Programa, bem como a discentes e profissionais de outras instituições nacionais e internacionais. As disciplinas possuem aulas teóricas e/ou práticas no campo e no laboratório.
O corpo docente é formado por pesquisadores/professores com diferentes especialidades, que conduzem pesquisas nas mais diversas áreas da Botânica.
Missão
O PPG-BVMA/IPA aborda, de forma multidisciplinar, estudos sobre plantas e ecossistemas, contribuindo para a formação de profissionais habilitados a atuarem na realização de pesquisas botânicas, ecológicas, avaliação de impactos ambientais, conservação e uso sustentável da biodiversidade, fornecendo subsídios para a recuperação de ecossistemas, além de estudos voltados à biotecnologia tanto de plantas vasculares e avasculares, como de microrganismos, tais como prospecção de fármacos, toxinas e substâncias bioativas. Tem como objetivo principal formar e aperfeiçoar profissionais para ocupar posições de liderança no ensino e pesquisa nas áreas de Biodiversidade e Meio ambiente.
Infraestrutura
Os alunos estão engajados em projetos de pesquisa de seus orientadores e desenvolvem atividades dentro das Unidades Institucionais, que dispõem de vários laboratórios equipados para o desenvolvimento de pesquisas nas diferentes áreas. A infraestrutura inclui laboratórios equipados com microscópios e estereomicroscópios; laboratórios para desenvolvimento de técnicas moleculares; laboratórios que atendem atividades de anatomia vegetal e palinologia, equipados com Microscópio Eletrônico de Varredura; laboratórios e espaços adequados para o cultivo e desenvolvimento de pesquisas com sementes e plantas ornamentais; laboratórios completos nas área de ecologia, restauração ecológica, fisiologia e bioquímica, e mais recentemente, um laboratório multiusuários que conta diversos equipamentos analíticos de última geração. Além disso, os alunos podem contar com o Jardim Botânico, Museu Botânico e Unidades de Conservação como Laboratórios vivos para o desenvolvimento de suas pesquisas.
Os alunos do PPG-BVMA também têm à disposição diversas coleções biológicas para consulta, dentre as quais se destaca o Herbário Maria Eneyda P. K. Fidalgo, que está entre os maiores e mais importantes herbários brasileiros.
Você pode elaborar seu currículo Lattes, orientando-se diretamente pelo site do CNPq, disponível no link:lattes.cnpq.br
Roteiro para elaboração do Currículo Lattes
DISCIPLINAS/CRÉDITOS
As disciplinas do Programa de PG estão divididas em três grupos: BMA – comuns às duas áreas de concentração do Programa em “Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente”; PAF – disciplinas específicas da área de Plantas Avasculares e Fungos em Análises Ambientais; PVA – disciplinas específicas da área de Plantas Vasculares em Análises Ambientais. As disciplinas atualmente válidas estão listadas abaixo, sendo que suas ementas e calendário com o oferecimento das disciplinas de cada ano podem ser consultados em Programa Geral.
ALUNOS NOVOS e REGULARES:
Realizar a matrícula com ou sem disciplina exclusivamente no SISPG http://200.144.29.107/botanicaweb/login.xhtml
ALUNOS EGRESSOS
Os alunos egressos devem fazer a solicitação do Doutorado exclusivamente no SISPG http://200.144.29.107/botanicaweb/login.xhtml
Para solicitar a entrada no Doutorado clicar em “Pedir doutorado” e, posteriormente, enviar o projeto a ser desenvolvido para Coordenação (ipa.posgraduacao@sp.gov.br), o qual inicialmente será avaliado pelo Coordenador de Área.
Após o aceite do orientador e a autorização da Coordenação do Programa de Pós-Graduação, o aluno poderá fazer a matrícula no SISPG.
ALUNOS ESPECIAIS
Os alunos externos ao Programa interessados em cursar uma disciplina devem enviar os documentos abaixo para a Secretaria da Pós-Graduação (ipa.posgraduacao@sp.gov.br):
- Declaração de matrícula da Universidade em que está cursando a Pós-Graduação
- Requerimento de Matrícula de Alunos Especiais com Disciplinas
INFORMAÇÕES MS
-
- Duração máxima de 26 meses
- Disciplinas (mínimo de 25 créditos)
- Dissertação e Defesa (85 créditos)
- Proficiência na língua inglesa
- Exame de Qualificação (entre 12 e 18 meses, a partir da 1ª matrícula)
EXAME DE QUALIFICAÇÃO MS
DOCUMENTOS EXIGIDOS
- Súmula do projeto para mestrado – enviar um arquivo em pdf que deve ser encaminhado para o endereço eletrônico: ipa.posgraduacao@sp.gov.br. Por favor, coloque a denominação da mensagem como “súmula do projeto de mestrado_nome do aluno”
- Solicitação de abertura do Exame de Qualificação e composição da banca devem ser feitos via SISPG, até dois dias úteis antes da Reunião do Conselho do mês anterior à Qualificação
O exame de qualificação de Mestrado deverá ser realizado entre 12 e 18 meses, a partir da 1ª matrícula.
DEFESA DA DISSERTAÇÃO
DOCUMENTOS EXIGIDOS
-
- Entregar na Secretaria da PG apenas um exemplar juntamente com um ofício de encaminhamento assinado pelo orientador (no caso de informações adicionais necessárias sobre a banca). Os demais exemplares ficam sob a responsabilidade de cada aluno entregar para os membros da banca
- Solicitação e sugestões de composição da Banca de Defesa devem ser feitas via SISPG, até dois úteis antes da Reunião do Conselho do mês anterior à Defesa
DIPLOMA MS
DOCUMENTOS EXIGIDOS
- Carta de solicitação ao Reitor da USP e ao Reitor do IPA (modelo abaixo)
- Cópia da Identidade
- Cópia do Diploma de Graduação (frente e verso)
- A solicitação de diploma deve ser feita nos meses de maio e outubro
INFORMAÇÕES DR
- Duração máxima de 48 meses
- Disciplinas (mínimo de 40 créditos)
- Tese e Defesa (165 créditos)
- Proficiência na língua inglesa
- Exame de Qualificação (entre 18 e 30 meses, a partir da 1ª matrícula)
EXAME DE QUALIFICAÇÃO DR
DOCUMENTOS EXIGIDOS
- O Exame de Qualificação para o doutorado será a apresentação de um artigo científico oriundo da tese, artigo que não deve ter sido submetido para publicação – enviar um arquivo em pdf que deve ser encaminhado para o endereço eletrônico: ipa.posgraduacao@sp.gov.br