faixapos6


Carlos Rodrigues da Silva


Aos dezoito dias do mês de abril do ano de dois mil e seis, Carlos Rodrigues da Silva
defendeu sua dissertação de mestrado no Instituto de Botânica de São Paulo com título
“FITOSSOCIOLOGIA E AVALIAÇÃO DA CHUVA DE SEMENTES EM UMA ÁREA DE FLORESTA ALTA DE RESTINGA, EM ILHA COMPRIDA – SP.”,

tendo como orientador o Prof. Dr. José Marcos Barbosa e como Banca examinadora o Prof. Dr. Pablo Garcia Carrasco (USJT)
e o Prof. Dr. Cláudio José Barbedo (IBt).

A dissertação tem como linha de pesquisa a caracterização da estrutura de vegetação de um trecho de floresta alta de restinga em Ilha Comprida (SP), com ênfase na identificação de espécies arbóreas com potencial de uso em projetos de recuperação de áreas degradadas, e avaliação da contribuição da chuva de sementes na renovação do banco de sementes no solo.


Fitossociologia e avaliação da chuva de sementes em uma área de floresta alta de restinga,
em Ilha Comprida – São Paulo


RESUMO

No primeiro capítulo foi feito um levantamento fitossociológico em um trecho de floresta alta de restinga. O estudo foi feito no Município de Ilha Comprida, São Paulo. Em uma área demarcada de 5000m² foram identificados e medidos a altura e o diâmetro do caule de todos os indivíduos maiores que 1,5m de altura, sendo encontradas 41 espécies pertencentes a 23 famílias. Entre essas famílias, Myrtaceae, foi a de maior importância, seguida de Theaceae e Clusiaceae, com o maior número de indivíduos amostrados. Embora as distribuições diamétricas e de alturas evidenciarem poucos indivíduos de grande porte, devido sua estrutura, o trecho de floresta estudado encontra-se em estágio avançado de sucessão secundária e é caracterizado por poucas espécies representadas por muitos indivíduos.

Para o segundo capítulo que tratou da avaliação da chuva de sementes, foram distribuídos coletores confeccionados em madeira com fundo telado com sombrite ao longo da área utilizada na fitossociologia, totalizando 12m² de área amostrada. Foram amostradas 50 espécies (29 identificadas) pertencentes a 19 famílias, sendo 72,67% zoocóricas e 27,33% anemocóricas. A alta concentração de sementes zoocóricas permite inferir que esta floresta está em bom estado de conservação e devido ao grande número de sementes alóctones (47,06%) poderia se inferir que está havendo um aumento na similaridade florística entre os mosaicos vegetacionais, porém, isto só seria provável se as condições do solo fossem semelhantes.


pdf_grandeCarlos Rodrigues da Silva
Fitossociologia e avaliação da chuva de sementes em uma áerea de floresta alta de restinga, em Ilha Comprida – São Paulo


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES