Adriana Luisa da Cunha
Adriana Luisa da Cunha, aluna do curso de Pós- Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica e bolsista CAPES, sob a orientação da Dra. Regina Maria de Moraes (IBt), defendeu em 09 de agosto de 2006 sua dissertação de mestrado, intitulada
“Avaliação do crescimento de plantas jovens de Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil)
expostas à poluição aérea em diferentes regiões da cidade de São Paulo,SP”.
A banca examinadora foi composta pela sua orientadora, Profa. Dra. Regina Maria de Moraes, da Seção de Ecologia (Instituto de Botânica) e pelas professoras
Dra. Lilian Beatriz Penteado Zaidan (Seção de Fisiologia e Bioquímica de Plantas, Instituto de Botânica) e Dra. Claudia Furlan (Universidade de São Paulo).
Avaliação do crescimento de plantas jovens de Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil)
expostas à poluição aérea em diferentes regiões da cidade de São Paulo, SP
RESUMO
O trabalho foi inserido no Projeto temático “Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil): da semente à madeira, um modelo para estudos de plantas arbóreas tropicas brasileiras” que mobilizou pesquisadores de várias instituições. Como o pau-brasil pode ser utilizado em paisagismo e na arborização urbana por causa de suas qualidades ornamentais, idealizou-se a adoção dessa prática como uma estratégia para sua conservação. Para isso, entretanto,era necessário conhecer seu grau de suscetibilidade aos poluentes aéreos, então, o objetivo foi avaliar o crescimento de indivíduos jovens de C. echinata expostos aos poluentes aéreos, para verificar se ocorrem alterações em parâmetros de crescimento e na produção e alocação de biomassa.
Os resultados mostraram que, quando as plantas jovens de C. echinata permaneceram expostas nas áreas sob poluição as medidas de crescimento apresentaram restrições em altura e na massa de matéria seca, alterações na arquitetura de suas copas, causadas pelo aumento do número de ramos. Sendo assim, sua utilização não é recomendável na arborização urbana.
Adriana Luisa da Cunha
Avaliação do crescimento de plantas jovens de Caesalpinia echinata Lam. (pau-brasil)
expostas à poluição aérea em diferentes regiões da cidade de São Paulo, SP
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES