faixapos6


Alessandra dos Santos


No dia 24 de janeiro de 2012, a aluna Alessandra dos Santos (bolsista CNPq), do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente defendeu sua dissertação de mestrado intitulada
Moraceae Gaudich. (excl. Ficus) da Serra da Mantiqueira”.

A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Sergio Romaniuc Neto (Núcleo de Pesquisa Curadoria do Herbário SP/IBt), Profa. Dra. Lúcia Rossi (Núcleo de Pesquisa Curadoria do Herbário SP/IBt) e o Prof. Dr. Ricardo José Francischetti Garcia (Prefeitura do Município de São Paulo). Serra da Mantiqueira é uma formação montanhosa que ocupa uma importante área da região Sudeste do Brasil, entre a costa atlântica e as terras interiores do país.

Esta importante região brasileira não é especial somente pelas paisagens e relevo variados que abriga, mas também por se tratar de uma das maiores e mais importantes cadeias montanhosas do leste sul-americano e abrigar preciosos remanescentes do bioma Mata Atlântica, portando uma flora rica, porém ameaçada pela ação antrópica.
A Serra da Mantiqueira é reconhecida pela riqueza florística e número de endemismos, dado também observado em
Moraceae com duas espécies novas para a ciência e endemismos para o grupo


Moraceae Gaudich. (excl. Ficus) da Serra da Mantiqueira


RESUMO

A Serra da Mantiqueira é uma formação montanhosa que ocupa uma importante área da região Sudeste do Brasil, entre a costa atlântica e as terras interiores do país. As diferentes formas de relevo, as características específicas dos solos e o clima refletem em uma variedade de paisagens encontras na região que contém uma flora exuberante e rica em espécies. Entre as famílias ricas em espécies na composição da flora da Mantiqueira está Moraceae. A peculiaridade da área ainda com remanescentes de florestas nativas e o avanço da perda da biodiversidade pela ação antrópica, nos motivou a realizar este trabalho que teve como objetivo conhecer as espécies de Moraceae da região da Serra da Mantiqueira. Neste trabalho são apresentadas descrições, observações sobre fenologia e distribuição geográfica, categorias de conservação, comentários e ilustrações das espécies nativas. Moraceae é monofilética, entretanto as relações supragenéricas e infragenéricas são bastante controvertidas e são discutidas pelos diversos autores que já estudaram o grupo. Nota-se ainda a necessidade de estudos adicionais para auxiliar no esclarecimento dos problemas taxonômicos existentes, particularmente quanto à compreensão da delimitação das espécies. A família apresenta distribuição pantropical e suas espécies podem ser reconhecidas por serem árvores, arbustos, ervas, hemiepífitas ou trepadeiras com estípulas terminais, livres ou unidas, presença de laticíferos distribuídos por todas as partes da planta, folhas simples e alternas. As espécies podem ser monoicas ou dioicas com inflorescências, bissexuadas ou unissexuadas, racemosas ou cimosas. Após o levantamento bibliográfico e análise do material foi possível reconhecer 7 gêneros e 25 espécies nativas para a região da Serra da Mantiqueira. Dentre estas, duas espécies novas. Brosimum gaudichaudii Trécul, Brosimum glaziovii Taub., Brosimum guianense (Aubl.) Huber, Clarisia ilicifolia (Spreng.) Lanj. & Rossberg, Clarisia racemosa Ruiz & Pav., Dorstenia arifolia Lam., Dorstenia bonijesu Carauta & C.Valente, Dorstenia bowmanianaBaker, Dorstenia brasiliensis Lam., Dorstenia cayapia Vell., Dorstenia dolichocaula Pilg., Dorstenia elata Hook., Dorstenia mariaeCarauta, J.M.Albuq. & R.M.Castro, Dorstenia strangii Carauta, Dorstenia sucrei Carauta, Dorstenia turnerifolia Fisch. & C.A.Mey., Dorstenia vitifolia Gardner, Dorstenia sp1, Dorstenia sp2, Helicostylis tomentosa (Poepp. & Endl.) Rusby, Maclura tinctoria (L.) D.Don ex Steud.,Naucleopsis oblongifolia (Kuhlm.) Carauta, Sorocea bonplandii (Baill.) W.C.Burger, Lanj. & Wess.Boer, Sorocea guilleminiana Gaudich. e Sorocea klotzschiana Baill.

Palavras-chave: Diversidade, Conservação, Taxonomia.

Alessandra  alessandra2  alessandra3


pdf_grandeAlessandra dos Santos
Moraceae Gaudich. (excl. Ficus) da Serra da Mantiqueira”


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES