Rodrigo Strohmayer Dourado
Rodrigo Strohmayer Dourado, aluno do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo (IBt), defendeu, no dia 26 de julho de 2006, sua dissertação de mestrado com o título:
“Isolamento de Compostos Secundários em Extratos de Caule e Folha de Hypericum cordatum (Vell. Conc.) N. Robson”,
uma espécie nativa do Cerrado, e que ainda não possuía estudos químicos.
A banca examinadora foi composta por sua orientadora, Dra. Ângela Maria Ladeira (IBt) e pelos argüidores Dra. Maria Claudia M. Young (IBt) e
pelo prof. Dr. Marco Aurélio Sivero Mayworm (Universidade de Santo Amaro).
Isolamento de compostos secundários em extratos de Caule e Folha de Hypericum cordatum
(Vell. Conc.) N. Robson
RESUMO
O trabalho teve como objetivo detectar flavonóides presentes no extrato metanólico de caule e folha e detectar atividade antifúngica do extrato clorofórmico.
A avaliação do extrato metanólico de caule e de folha apresentou um grande número de flavonóides, em especial flavonas e flavonóis, dos quais, quercetina e quercitrina foram detectados nos extratos de caule e nos extratos de folhas, enquanto rutina e canferol foram confirmados apenas nos extrato de caule.
O isolamento dos compostos foi realizado por técnicas de cromatografia em coluna, placa e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e a identificação foi realizada pela análise do espectro na região do ultravioleta dos compostos isolados comparados aos espectros dos padrões comerciais de rutina, quercitrina, quercetina e canferol.
Em relação à atividade antifúngica, o extrato clorofórmico de folha apresentou duas frações com atividade antifúngica média, as quais tiveram seu perfil cromatográfico avaliado e foram enviadas para análises por técnicas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).
Rodrigo Strohmayer Dourado
Isolamento de Compostos Secundários em Extratos de Caule e Folha de Hypericum cordatum (Vell. Conc.) N. Robson
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES