Paulo José Alves de Santana
No dia 26 de junho de 2007, o aluno de pós graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica (IBt), Paulo José Alves de Santana, defendeu sua dissertação de mestrado intitulada:
Maturação, secagem e armazenamento de sementes de espécies de Eugenia (Myrtaceae).
A banca examinadora foi composta pelo Orientador Prof. Dr. Claudio José Barbedo, pela Dra. Márcia B. Figliolia (Instituto Florestal)
e pelo Prof. Dr. Ivor B. de Aguiar (Unesp Jaboticabal).
Maturação, secagem e armazenamento de sementes de espécies de Eugenia (Myrtaceae)
RESUMO
Eugenia pyriformis Camb. (uvaia), Eugenia involucrata DC. (cereja) e Eugenia uniflora L. (pitanga), são espécies com grande potencial ecológico e econômico, contudo, possuem sementes de comportamento recalcitrante e tem sua conservação limitada a curtos períodos. Tecnologias que garantam a conservação destas espécies dependem do conhecimento dos processos ocorridos na maturação, secagem e armazenamento das sementes. O trabalho teve como objetivo analisar o efeito do estádio de maturação, da secagem e do armazenamento na viabilidade das sementes de uvaia, cereja e pitanga visando subsidiar o desenvolvimento de tecnologia para sua conservação. Sementes de diferentes estádios de maturação denominados imaturo, intermediário e maduro, foram submetidas a diferentes níveis de secagem (leve, moderada e severa) e armazenadas por 30 e 60 dias em sacos plásticos e temperatura a 8ºC. As sementes foram avaliadas quanto a germinação, plântulas normais, vigor, teor de água e potencial hídrico. Os resultados levam a concluir que a tolerância à dessecação de sementes das espécies estudadas depende do seu estádio de maturação, não necessariamente obedecendo ao estádio de maturação dos frutos; que a capacidade de armazenamento dessas sementes depende não apenas do estádio de maturação, mas, também, do nível de secagem das sementes antes do início do armazenamento e que mesmo pequenas reduções no teor de água, dependendo do estádio de maturação das sementes, podem resultar em acentuadas reduções na capacidade de armazenamento dessas sementes.
Paulo José Alves de Santana
Maturação, secagem e armazenamento de sementes de espécies de Eugenia (Myrtaceae)
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES