Leonardo Ramos Seixas Guimarães
No dia 10 de fevereiro de 2010, o aluno do Programa em Pós-Graduação e Biodiversidade e Meio Ambiente Leonardo Ramos Seixas Guimarães (Bolsista CAPES), defendeu sua dissertação de mestrado intitulada
“Flora da Serra do Cipó (Minas Gerais, Brasil): Orchidaceae – subfamília Vanilloideae e subtribos Dendrobiinae, Oncidiinae, Maxillariinae (subfamília Epidendroideae), Goodyerinae, Spiranthinae e Cranichidinae (subfamília Orchidoideae)”.
A banca examinadora foi composta pelo seu orientador, Dr. Fábio de Barros (IBt), Dr. Rosângela Simão Bianchini (IBt) e Dr. Emerson Ricardo Pansarin (FFCLRP).
Flora da Serra do Cipó (Minas Gerais, Brasil): Orchidaceae – subfamília Vanilloideae e subtribos Dendrobiinae, Oncidiinae, Maxillariinae (subfamília Epidendroideae), Goodyerinae, Spiranthinae e Cranichidinae (subfamília Orchidoideae)
RESUMO
Neste trabalho foi realizado o tratamento taxonômico das espécies da subfamília Vanilloideae e das subtribos Dendrobiinae, Oncidiinae, Maxillariinae (subfamília Epidendroideae), Goodyerinae, Spiranthinae e Cranichidinae (subfamília Orchidoideae), que ocorrem na Serra do Cipó, Minas Gerais. A Serra do Cipó está localizada na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a qual é um conjunto de serras com 1.100 km de extensão, compreendendo parte dos estados de Minas Gerais e Bahia. Os campos rupestres constituem a vegetação típica da Cadeia do Espinhaço, embora áreas de cerrado, brejos e matas ciliares também ocorram. Na Serra do Cipó, para os grupos estudados, foram reconhecidos 34 gêneros e 71 espécies, assim distribuídas: subfamília Vanilloideae (14 espécies em 3 gêneros), subtribos Dendrobiinae (6 espécies do gênero Bulbophyllum), Oncidiinae (13 espécies em 6 gêneros), Maxillariinae (11 espécies em 8 gêneros), Goodyerinae (2 espécies em 2 gêneros), Spiranthinae (18 espécies em 11 gêneros) e Cranichidinae (7 espécies em 3 gêneros). São apresentadas chaves para identificação, descrições e ilustrações dos gêneros e espécies, além de dados sobre distribuição geográfica, floração e comentários taxonômicos. Uma nova combinação é proposta, transferindo Oncidium hookeri Rolfe para o gênero Coppensia. Este trabalho contribui para o conhecimento da flora da região, produzindo dados que podem justificar a preservação da área.
Palavras chave: Orchidaceae, Serra do Cipó, campos rupestres.
Leonardo Ramos Seixas Guimarães
Flora da Serra do Cipó (Minas Gerais, Brasil): Orchidaceae – subfamília Vanilloideae e subtribos Dendrobiinae,
Oncidiinae, Maxillariinae (subfamília Epidendroideae), Goodyerinae, Spiranthinae e Cranichidinae (subfamília Orchidoideae)
VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES