faixapos6


Fátima Otavina de Souza


No dia 30 de maio de 2007, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente Fátima Otavina de Souza (bolsista FAPESP),
defendeu sua dissertação de mestrado intitulada
“Asteraceae no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéia, SP”.

Compôs a banca examinadora, a sua orientadora Dra. Rosangela Simão Bianchini (Instituto de Botânica), a Dra. Lucia Rossi (Instituto de Botânica) e o sinanterólogo Prof. Dr. Roberto Lourenço Esteves (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

O trabalho teve como principal objetivo o levantamento florístico das Asteraceae ocorrentes no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, visando a elaboração da monografia a ser publicada na série “Flora Fanerogâmica da Ilha do Cardoso”.  O estudo foi baseado na análise de 218 exsicatas provenientes da Ilha do Cardoso e observações das espécies em campo. Foram elaboradas chaves de identificações, descrições e ilustrações para a família, os gêneros e espécies,
além de comentários sobre distribuição geográfica e importância econômica.


Asteraceae no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéia, SP


RESUMO

O trabalho teve como principal objetivo o levantamento florístico das Asteraceae ocorrentes no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, visando a elaboração da monografia a ser publicada na série “Flora Fanerogâmica da Ilha do Cardoso”. O estudo foi baseado na análise de 218 exsicatas provenientes da Ilha do Cardoso e observações das espécies em campo.

Foram elaboradas chaves de identificações, descrições e ilustrações para a família, os gêneros e espécies, além de comentários sobre distribuição geográfica e importância econômica. Foram amostradas 51 espécies, distribuídas em 29 gêneros. Dos gêneros amostrados, 79% apresentaram apenas uma espécie, sendo aqueles com mais de um representante Mikania (13 spp.), Baccharis (4 spp.), Vernonia (4 spp.), Piptocarpha (3 spp.), Pterocaulon (2 spp.) e Symphyopappus (2 spp.).
Além de contribuir para o conhecimento da flora local, este trabalho auxiliará também no conhecimento das Asteraceae para a Flora Fanerogâmica do Estado de São Paulo, assim como para o conhecimento da biodiversidade brasileira.

E-mail para contato: fatimaosouza@yahoo.com.br


pdf_grandeFátima Otavina de Souza
Asteraceae
 no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéia, SP


 VOLTAR AS DISSERTAÇÕES E TESES