
27/03/2019
Em 27 de março de 1886 foi criada a COMISSÃO GEOGRÁFICA E GEOLÓGICA (CGG), tendo como finalidade a prestação de serviços à Província de São Paulo. Com a cafeicultura e o acelerado crescimento econômico da Província, surgiu a necessidade de se conhecer o território paulista. Assim, a CGG destinou-se a realizar pesquisas e levantamentos detalhados sobre o solo, clima, geomorfologia, geologia e hidrografia. O trabalho da CGG revelou-se extremamente importante para o processo de ocupação territorial no interior do Estado.
Entre suas realizações destacam-se as expedições exploratórias aos grandes rios. Assim como os antigos Bandeirantes, os pesquisadores utilizaram essas vias naturais de transporte para iniciar os levantamentos científicos. Os trabalhos da CGG duraram até 1931, e quase todos os produtos de suas pesquisas (mapas, relatórios, documentos fotográficos, além de equipamentos) passaram a pertencer a diversos órgãos e instituições de pesquisa, como o Instituto Geológico, o Instituto de Botânica, o Instituto Florestal, o Instituto Geográfico e Cartográfico, o Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos, o Museu Paulista, o Museu de Zoologia, o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Instituto Astronômico e Geofísico, dentre outros.
Colaboraram na Comissão pesquisadores e naturalistas famosos, como: Theodoro Sampaio, Albert Loefgren, Orville Adelbert Derby, Francisco de Paula Oliveira, Luiz Felipe Gonzaga de Campos, entre outros.
A CGG, em 45 anos de existência, lançou diversas publicações, colaborando, com suas pesquisas, para o reconhecimento e planejamento do espaço territorial paulista. Deve-se ainda à CGG a aquisição e coleta de parte das coleções que atualmente compõem o acervo do Museu Geológico – MUGEO.
No Instituto Geológico foi criado em 2010, o Núcleo Curadoria do Acervo Histórico, que tem como objetivo identificar, organizar, descrever, preservar e divulgar o acesso às informações de uma importante documentação relativa aos estudos geocientíficos que nortearam a ocupação do solo no Estado de São Paulo. O arquivo abrange o período entre 1886 e 1975 e seu objetivo maior é o de manter a conservação dessa documentação para as futuras gerações e permitir o fácil acesso às informações para pleno uso dos cidadãos e dos pesquisadores. Caso tenha interesse em realizar uma pesquisa documental, acesse as NORMAS DE UTILIZAÇÃO e veja como solicitar.
Para saber mais, veja as publicações disponíveis para download:
110 anos de Criação da Commissão Geographica e Geologica 1886-1996 (PDF – 42.3 MB)
Os 120 anos de Criação da Commissão Geographica e Geologica 1886-2006 (PDF – 48.5 MB)
Boletins históricos da Comissão Geographica e Geologica – CGG
Relatórios históricos da Comissão Geographica e Geologica – CGG