A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado tem o objetivo de conduzir de forma sustentável o desenvolvimento da infraestrutura em todo o Estado de São Paulo.

Para trabalhar de maneira eficiente e eficaz o Governador João Doria assinou o Decreto n° 64.059 que agregou as antigas secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos e Energia e Mineração na nova pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A pasta é composta pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, Departamento de Águas e Energia Elétrica – Daee, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, Fundação Florestal, Fundação Zoológico de São Paulo, Instituto de Botânica, Instituto Florestal e Instituto Geológico.

O engenheiro civil Marcos Penido foi o escolhido para assumir o desafio de coordenar a atuação da recém-criada Secretaria e comandar com sinergia as ações e deveres de cada instituição sob sua responsabilidade.

De modo independente, seguindo a legislação vigente e em consonância com o objetivo de ampliar a infraestrutura do saneamento, segurança energética, abastecimento de água, pesquisas, tratamento de esgoto, recuperação e preservação dos rios e matas age a nova secretaria.