ATENÇÃO – Não produzimos sementes para fins comerciais |
O laboratório realiza pesquisas com germinação de sementes em ecofisiologia, tecnologia, conservação e teste de vigor. As informações geradas podem ser utilizadas pela comunidade, para germinação de sementes e produção de mudas para reflorestamentos, recuperação de áreas alteradas, matas ciliares e arborização urbana.
Nos estudos em ecofisiologia, as sementes são submetidas a diferentes temperaturas, substratos, luminosidade e ausência de luz, simulando a germinação na floresta. Desta forma, é possível indicar o melhor substrato, temperatura e luminosidade para a germinação das sementes.
Também são conduzidas pesquisas para testar diferentes tecnologias/tratamentos para obtenção da superação de dormência. São várias as causas de dormência de uma semente e os estudos conduzidos testam diferentes tratamentos, para verificar qual ou quais deles evidenciam maiores valores de germinação.
Quanto à conservação, as sementes são acondicionadas em embalagens permeável, semipermeável ou impermeável e armazenadas em ambiente natural de laboratório (temperatura e U.R. variáveis), câmara fria (T=5°C; U.R. = 85%) ou câmara seca (T=21°C; U.R. = 45%). Periodicamente, as embalagens são retiradas destes ambientes e a capacidade germinativa das sementes é avaliada. Desta forma, é possível definir a embalagem e o ambiente nos quais as sementes devem ser armazenadas.
Já os estudos de vigor são desenvolvidos porque avaliam com rapidez a viabilidade da germinação das sementes. Assim, quando há vários lotes de sementes armazenados, com o teste de vigor, é possível avaliar qual deles apresenta menor vigor e deve ser utilizado primeiro.
Visitas Monitoradas: O laboratório realiza visitas monitoradas para alunos do ensino fundamental II, ensino médio e superior de escolas públicas e privadas. O agendamento deve ser feito previamente, com a Sra. Maria Aparecida Janucci, pelo telefone (11)2231-8555, ramal 2083 e formalizado por e-mail: majanucci@sp.gov.br.
Principais atividades/análises realizadas:
São realizadas análises de rotina e de pesquisa com sementes florestais dos projetos em andamento.
Equipamentos disponíveis:
06 câmaras de germinação tipo BOD, 02 estufas de 0-300°C, 04 dessecadores, 02 lupas mecânicas com braço articulado e iluminação, 01 balança de capela com 3 dígitos analítica de 0-200 g, 01 balança eletromecânica de 0-400 g, 01 destilador de água 10 L/h, 01 homogeneizador de solo, 01 freezer, 01 seladora a vácuo, 01 soprador (separa impurezas e sementes em função do peso), 01 seladora a vácuo, 02 seladoras (não a vácuo), 01 câmara seca de 46 m³ e 01 câmara fria de 52 m³.
Informações: majanucci@sp.gov.br
Responsáveis:
Laboratórios do IPA
Unidade jardim Botânico
- Laboratório de Estudos ambientais – LEA
- Laboratório de Micologia Básica – LMB
- Laboratório de Palinologia – PALINO
- Laboratório de Anatomia Vegetal – LAVeg
- Laboratório de Biotecnologia de Plantas Nativas e/ou Comerciais – LBPNC
- Laboratório de Ecofisiologia e Bioquímica de Plantas – LEBP
- Laboratório de interação Atmosfera-Planta – LABIAP
- Laboratório de Pesquisas em Macroalgas Marinhas – LabAlgas
- Laboratório de Taxonomia e Ecologia de Microalgas – LAC
- Laboratório de Ecologia Terrestre e Aquática – LECO
- Laboratório de Micologia Aplicada – LMA
- Laboratório de Pesquisa em Sementes – LPS
- Laboratório Experimental de Áreas Verdes – LEAV
Unidade Vila Mariana
- Laboratório de Análises Geológicas – LABGEO
- Laboratório de Microscopia Petrográfica – LABPETRO
- Laboratório de Hidrossistemas Cársticos – LHC
Unidade Horto Florestal
- Laboratório de Anatomia e Propriedades de Madeira – LAPM
- Laboratório de Análise e Pesquisa de Sementes Florestais – LAPSF
PESM – Cunha