O Laboratório de Palinologia mantém um serviço de análise melissopalinológica do mel, destinado ao atendimento de apicultores, meliponicultores, empresas e público em geral. É com base na análise microscópica do pólen presente no mel, que se indica a florada de um determinado lote do produto e se faz sua certificação de origem botânica.

Para a realização do orçamento é necessário escolher entre dois tipos de laudos laboratoriais técnicos de análise melissopalinológica do mel:

1) Laudo simples de confirmação da presença de pólen e verificação de outros elementos microscópicos no sedimento do mel (grãos de amido, fungos, bactérias, etc), que avaliam determinadas condições ambientais, de higiene e do manejo do apiário/meliponário. Essa análise certifica se a amostra é de mel floral, melato ou de possíveis fraudes e se baseia na Instrução Normativa Nº 11 de 20 de outubro de 2000, do Ministério da Agricultura e Abastecimento.

2) Laudo completo de certificação da origem botânica do mel. A identificação completa da origem botânica do mel inclui o já descrito acima para o laudo simples, com acréscimo dos nomes científicos e vernáculos das possíveis espécies ou gêneros de plantas que contribuíram com néctar para a formação do produto. Quando a amostra for de mel floral, a avaliação final certificará sua(s) principal(ais) fonte(s) nectarífera(s).

Para a realização do serviço é necessário o envio de um mínimo de 300 g de mel de cada amostra a ser analisada. O pote contendo a amostra deve estar muito bem vedado, para evitar derramamento durante o transporte, pelo correio. É importante informar os dados de procedência da amostra do mel (nome do apiário/meliponário, nome completo do apicultor/meliponicultor, CNPJ da empresa, data de colheita do mel, município e estado onde o mel foi produzido), assim como das possíveis floradas principais e plantas melíferas do local, e se a amostra é de um único local ou misturada de diferentes procedências. A análise não será impossibilitada caso não haja parte dessas informações, mas o laudo será menos acurado, com relação as possíveis espécies de plantas nectaríferas.

A cobrança deste serviço técnico especializado será efetivada por fundação de apoio, credenciada nos termos do Decreto Estadual nº 62.817/2017. Consulte a Tabela de Preços e Serviços Técnicos Especializados do Laboratório de Palinologia PALINO-IPA.

O prazo de entrega do laudo laboratorial técnico será combinado de antemão com o interessado, conforme o número de amostras e preferência pelo laudo simples ou completo.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 5067-6098 ou pelo e-mail: ipa.palino@sp.gov.br

Endereço para envio do material:

Cynthia Fernandes Pinto da Luz
Laboratório de Palinologia
Instituto de Pesquisas Ambientais
Av. Miguel Estéfno, 3687 – Água Funda
CEP: 04301-902 – São Paulo – SP

Aspecto geral de amostras de mel vistas ao microscópio óptico

Nossos Endereços