O Instituto de Pesquisas Ambientais e a Fundação Florestal publicam material educativo construído coletivamente no Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Itirapina.
O material tem 35 páginas, é voltado para educadores do ensino fundamental II e médio e aborda informações sobre as Estações Ecológica e Experimental de Itirapina, a perspectiva da Educação Ambiental que orienta o Projeto, a relação das atividades com competências e habilidades da Basa Nacional Comum Curricular (BNCC) e atividades que podem ser desenvolvidas na visita, bem como textos de apoio sobre os temas abordados.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, coordenadora do GT Educação Ambiental, Uso Público e Ações na Comunidade do Conselho da Estação Ecológica de Itirapina e uma das autoras do material, comenta: “Esse material foi elaborado a muitas mãos a partir da necessidade identificada junto à comunidade de haver um apoio didático para que os professores possam desenvolver atividade com seus estudantes nas Estações Experimental e Ecológica de Itirapina. Ele também incorpora resultados de pesquisas que tenho realizado sobre a importância, nas visitas, de metodologias que incentivem a participação dos estudantes na construção dos conhecimentos e da ludicidade”.
Rodrigo Campanha, gestor das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina, destaca a importância do material: “Inspirado pelo trabalho colaborativo e participativo do Conselho Consultivo da Estação Ecológica de Itirapina, buscamos envolver toda a comunidade na proteção e valorização do nosso meio ambiente, principalmente das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina, que são áreas protegidas fundamentais para a nossa biodiversidade. Entendemos que esse material seja uma ferramenta valiosa nesse sentido”.
- Estação Biodiversidade CLIQUE AQUI (PDF 25.3 MB)