Especial Mulheres na Ciência

INTRODUÇÃO

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas. Sob a liderança da UNESCO e da ONU Mulheres, a data é celebrada em diversos países, com o objetivo estimular a maior inserção das mulheres nos campos das Ciências.

São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, com uma comunidade científica diversificada. As mulheres têm contribuído significativamente para a construção do conhecimento no estado, mas ainda enfrentam vários desafios, como preconceito de gênero, barreiras culturais e sociais, falta de representação e discriminação sistêmica. Segundo estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as mulheres representam apenas 30% dos pesquisadores no Brasil.

A inserção de mulheres e meninas na ciência é um compromisso global do qual o Instituto de Pesquisas Ambientais partilha. Iniciativas destinadas a promover a equidade de gênero na ciência, abordar a lacuna de gênero e promover a atuação feminina na construção do saber são fundamentais para ajudar na construção de uma comunidade científica mais inclusiva e diversificada em São Paulo e além.

Nós, as mulheres que fazem ciência no IPA, convidamos você a conhecer um pouco mais do nosso trabalho na programação semanal divulgada nos meses de fevereiro e março!


#MulheresNaCiencia Matérias Especiais todas as sextas-feiras




#MulheresQueFazemCiência no Instituto de Pesquisas Ambientais