OBJETIVOS
O Banco de Sementes do IPA-JB/SEMIL tem como objetivo a conservação ex situ (fora do habitat natural) de sementes de espécies arbóreas nativas, provenientes de matrizes localizadas no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – PEFI e demais áreas do estado de São Paulo, e a publicação anual da lista de espécies presentes no Banco de Sementes – Index Seminum (do latim, Lista de Sementes).
HISTÓRIA
Em meados da década de 1970, foi criado, não oficialmente, o “Setor de Sementes” do Instituto de Botânica de São Paulo e também um Grupo de Trabalho na Divisão de Jardim Botânico da instituição, com o objetivo de elaborar o primeiro Index Seminum do Jardim Botânico de São Paulo.
A publicação, de 1980, apresentou uma relação de espécies nativas, cujas sementes eram colhidas de matrizes presentes no PEFI, na Reserva Biológica de Mogi-Guaçu, na Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba e na Ilha do Cardoso.
Esta edição do Index Seminum foi enviada a diversos jardins botânicos, gerando um período de intensas trocas de sementes com jardins botânicos do Brasil e de outros países.
O material recebido, devidamente identificado e catalogado, constitui um acervo com cerca de 1.100 frascos com sementes inviáveis. Várias edições impressas de Index Seminum, recebidas de jardins botânicos de diversos países, também são conservadas até hoje junto ao BS-IPA.
Em 1981, foi criada, no Instituto de Botânica, a “Seção de Sementes e Melhoramento Vegetal”.
A Resolução CONAMA N° 339, de 25 de setembro de 2003, que dispõe sobre a criação, normatização e o funcionamento dos jardins botânicos, e dá outras providências, determinou que os jardins botânicos, para serem classificados na categoria “A”, deveriam manter um banco de sementes e publicar regularmente seu Index Seminum.
No ano de 2008, foi formado um outro acervo, composto por sementes e frutos secos inviáveis de cerca de 80 espécies, denominado Diasporoteca. Conservado em globos de vidro transparentes, tem finalidade didática, auxiliando na apresentação da diversidade das sementes da flora arbórea do Jardim Botânico de São Paulo.
Em 2009, com a otimização da estrutura e da mão-de-obra, a publicação do Index Seminum do Jardim Botânico de São Paulo foi retomada e apresentou uma lista de árvores matrizes de espécies nativas presentes no Jardim Botânico, cujas sementes eram colhidas para a pesquisa científica.
A partir de dezembro de 2009, com a reestruturação do Instituto de Botânica e sob a responsabilidade do Núcleo de Pesquisa em Sementes, o Banco de Sementes do Jardim Botânico de São Paulo foi formado e atualmente é composto por sementes oriundas do PEFI e de outras procedências dentro do estado de São Paulo.
A partir de junho de 2021, o Instituto de Botânica passou a compor o Instituto de Pesquisa Ambientais e a coleção “Banco de Sementes” está subordinada ao Núcleo de Coleções Biológicas, Geológicas e Paleontológicas, do Centro de Apoio Técnico-Científico, Departamento Técnico-Científico.
Em dezembro de 2021, a gestão do Jardim Botânico de São Paulo foi concedida à iniciativa privada. As atividades do Banco de Sementes, para a coleta de sementes nesta área, passaram a ser realizadas em parceria com a empresa concessionária.
Atualmente, com os objetivos de manutenção do Banco de Sementes, favorecer a coleta e disponibilizar informações ao público, as árvores matrizes de sementes do PEFI estão sendo georreferenciadas e mapeadas. Um banco de dados com as características dos indivíduos arbóreos, além de imagens e material herborizado, vai permitir a correta identificação e o mapeamento preciso das matrizes. Até o momento, foram identificadas 495 matrizes, pertencentes a 41 famílias botânicas e 138 espécies. A sistematização das informações propiciou ainda a elaboração de um calendário de coleta das sementes no PEFI.
IMPORTÂNCIA e USOS
O Banco de Sementes apresenta sementes viáveis, mantidas com o propósito de conservação, educação, pesquisa e restauração ambiental.
É uma das ferramentas mais eficientes e economicamente viáveis de conservação ex situ, podendo fomentar políticas públicas e desenvolvimento de pesquisas sobre germinação e conservação de sementes de espécies arbóreas nativas. Assim, a conservação das sementes pode proporcionar:
- a preservação de espécies como recurso natural;
- o uso direto em programas de restauração e reintrodução de espécies;
- o uso na produção de mudas para restauração; e
- o atendimento às metas da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
Constitui ainda, pela possibilidade de trocas e doações, uma ferramenta para aumentar as coleções vivas dos jardins botânicos.
DESCRIÇÃO DO ACERVO
O BS-IPA atualmente é composto por 344 lotes de 151 espécies, dos quais 258 lotes de 100 espécies foram coletados no PEFI, incluindo a área de visitação do JBSP, e 86 lotes de 51 espécies têm outras procedências. Deste total de 151 espécies, 16 estão incluídas em alguma categoria de ameaça de extinção.
As sementes coletadas formam lotes, que são mantidos em câmara fria e seca. Todos os lotes de sementes, acondicionados em sacos de polietileno, são identificados com informações da família botânica, gênero, espécie e ano de coleta. Após a coleta e anualmente, após armazenamento, as sementes passam por testes de teor de água e de germinação, para verificação da viabilidade e longevidade.
Anualmente, a lista dos lotes de sementes que compõem a coleção é revista e então publicada uma nova edição do Index Seminum.
O Index Seminum do BS-IPA está numerado em ordem sequencial por família botânica, contendo o nome científico da espécie e o ano de coleta.
Por se tratarem de sementes originadas por polinização natural, não se pode garantir a pureza (porcentagem de sementes viáveis) e a taxa de germinação das mesmas.
ACESSO À COLEÇÃO VIRTUAL
As sementes do BS-IPA são listadas no Index Seminum, que é publicado on-line, anualmente. Para acessar todas as edições, CLIQUE AQUI.
LOCALIZAÇÃO
Unidade Jardim Botânico, Laboratório de Sementes e Laboratório de Estudos Ambientais.
CONTATOS
Marina Crestana Guardia (mcguardia@sp.gov.br)
Telefone: 5067-6213
Lilian Maria Asperti (lasperti@sp.gov.br)
Telefone: 5067-6216
CURADORA
Coleções do IPA
- Banco Ativo de Germoplasma de Arbóreas Nativas
- Banco Ativo de Germoplasma de Arbóreas Exóticas
- Banco de Sementes
- Coleção de Plantas Vivas do Jardim Botânico de São Paulo
- Culturas de Algas
- Culturas de Fungos Basidiomicetos
- Culturas de Fungos Terrestres e Aquáticos
- Extratoteca
- Herbário SP
- Herbário SPSF
- Litoteca
- Paleontológico
- Palinoteca
- Petrográfica
- Xiloteca SPSFw