
16/10/2025
De 30 de setembro a 2 de outubro aconteceu o 4º Simpósio do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). O tema deste ano foi Mudanças Climáticas, Desastres Naturais, Meio Ambiente e Sociedade. Em paralelo, no último dia, aconteceu o 5º Seminário de iniciação científica da instituição.
O primeiro dia de Simpósio aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do estado de São Paulo (Semil), na capital paulista. Nos outros dias, as atividades foram realizadas na Unidade Vila Mariana, do IPA. O evento reuniu servidores da sede, das três unidades do Instituto na capital e aqueles que estão lotados nas Áreas Protegidas do interior e do litoral do estado de São Paulo.
A cerimônia de abertura abordou o papel do IPA para as políticas públicas de Meio Ambiente. Foram apresentados temas como as coleções vivas de espécies florestais do IPA e sua importância para a conservação genética, pesquisa e bioeconomia, o Projeto Municípios Paulistas Resilientes e o sistema de Cadastro de Gestão de Pesquisas (CadGP). As mesas de debates realizadas ao longo dos três dias de evento contaram com pesquisadores e técnicos da casa e de convidados externos de instituições como a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Universidade de São Paulo (USP). Os palestrantes apresentaram o que é Gestão de Riscos e Desastres (GRD), as pesquisas desenvolvidas pelo IPA na área e suas aplicações em políticas públicas, incluindo as áreas de Saúde e Habitação. As mudanças climáticas foram apresentadas em uma abordagem transdisciplinar: estudos de extremos climáticos em apoio aos desastres costeiros no litoral paulista, impactos das mudanças climáticas nos manguezais, a importância dos aquíferos e das cavernas para compreendermos as mudanças climáticas e o impacto sobre a fauna. Também foram apresentados os periódicos institucionais, o novo sistema Bases de Dados em Geociências – Geomorfologia, Hidrogeologia e Climatologia, o plano museológico e o projeto expográfico do Museu de Geologia, as coleções científicas e a estrutura de formação de recursos humanos do IPA.
Durante o evento, foi realizada a apresentação de pôsteres. Desde alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado a pesquisadores e técnicos com muitos anos de experiência compartilharam os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o último ano no Instituto.
Os participantes do Simpósio também puderam fazer minicursos oferecidos por técnicos da instituição: teatro para educação em redução de riscos e desastres (ERRD), oficina de arte em geociências e elaboração de maquetes e insumos educacionais voltados para a ampliação do conhecimento e da percepção de risco. Tiveram ainda a oportunidade de realizar visita monitorada aos laboratórios de Hidrossistemas Cársticos e de Climatologia Experimental e à Plataforma de Pesquisas e Serviços Geológicos voltada para a GRD.
Ao final, aconteceu a premiação dos melhores trabalhos de iniciação científica realizados no âmbito da instituição e, em seguida, uma homenagem a profissionais recém aposentados.