
05/08/2025
No final de junho, a Derbyana, revista científica da área de geociências do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), lançou uma nova seção temática: Gestão de Riscos e Desastres (GRD). Na ocasião, além de um editorial de apresentação, foi publicado também o primeiro artigo científico da área.
As mudanças climáticas tem ampliado a recorrência de fenômenos geodinâmicos perigosos e, consequentemente, o cenário de perdas e danos socioeconômicos e ambientais para a sociedade. Com a nova seção, coordenada pelo geólogo Ricardo Vedovello, pesquisador científico do IPA, a revista busca artigos que retratem o estado da arte sobre o tema e que constituam referência para pesquisas futuras, podendo nortear diretrizes para a gestão de riscos e desastres e contribuir para sua prevenção, gerenciamento e mitigação. O objetivo é criar um espaço de divulgação e discussão de todo o espectro relacionado à GRD. Pretende-se reunir e acolher contribuições relacionadas a identificação e análise de riscos, técnicas e tecnologias de monitoramento de riscos, de gerenciamento de áreas de risco e sistema de resposta.
O primeiro artigo da nova seção temática traz propostas, produzidas por meio de metodologias participativas, para fortalecer a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros. O trabalho é de autoria de pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), da Rede Nacional de Comunidades Resilientes e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no âmbito do Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE) – Processo nº 2022/02891-9.
Notícias relacionadas
- Pesquisadora do IPA recebe prêmio como coorientadora de Trabalho de Formatura no Instituto de Geociências da USP
- Hoehnea, revista científica de botânica do IPA, obtém indexação na base Scopus-Elsevier
- Elaboração do plano museológico, banco de dados com acervo online e exposição temporária foram destaques do Mugeo na Semana Nacional de Museus