15/04/2025

No dia 13 de março, foi iniciada a 6ª edição do EducaTrilha na Escola, programa do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) que alia educação ambiental, inclusão, cultura e promoção da saúde e bem-estar no ambiente escolar.

O EducaTrilha é um programa voltado para professores e estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares. Além dos encontros formativos e da tutoria oferecida aos educadores, a iniciativa conta com um concurso de projetos educativos, que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), área protegida localizada no município de Piracicaba/SP. Como reconhecimento pelo engajamento das escolas, o programa premia as equipes vencedoras com uma viagem pedagógica a uma outra área protegida do estado de São Paulo (Ano passado os professores das escolas premiadas viajaram para o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba/SP).

O primeiro encontro do ano, que contou com representantes de 27 escolas, aconteceu no Horto de Tupi e reuniu educadores, estudantes e organizadores. “O intuito foi acolher todas as escolas e convidá-las para trabalhar conosco as questões socioambientais a partir das características de cada uma delas e de forma crítica, contextualizada e participativa”, explica a especialista ambiental do IPA Maria Luísa Palmieri, coordenadora do programa.

A atividade de abertura promoveu a integração entre os participantes, fortalecendo a identidade coletiva e destacando a importância da participação da escola como um todo no EducaTrilha. Em seguida, a equipe organizadora apresentou o programa. Ao final do encontro, os participantes foram divididos em grupos para a análise de reportagens sobre problemas socioambientais atuais. Cada grupo discutiu as causas e consequências dos desafios ambientais retratados e refletiu sobre o papel da educação ambiental na busca por soluções sustentáveis. Esse momento de diálogo ampliou a compreensão sobre a complexidade das questões ambientais e incentivou um olhar crítico para a relação entre sociedade e meio ambiente.

“O encontro trouxe características que são marcas do programa: o uso de metodologias ativas, a construção coletiva e o protagonismo dos participantes, possibilitando o espaço de ouvir e compartilhar, ações fundamentais na perspectiva de uma educação crítica, contínua e como parte de um processo”, comenta Bruno Juliani, educador ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Piracicaba.

Para Fabiana Castilho, diretora da Escola Municipal Prof. Dr. Elias Boaventura, o primeiro encontro foi inspirador e a expectativa para os próximos é grande, com a esperança de contagiar ainda mais professoras a participarem.

A edição de 2025 do programa é realizada pelo IPA, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, o projeto Corredor Caipira, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e a Fundação Florestal (FF), e conta com o patrocínio da CJ do Brasil. A iniciativa também recebe apoio de diversas instituições e movimentos socioambientais. Com essa ampla rede de colaboração, o EducaTrilha na Escola segue consolidando-se como um importante instrumento para a formação cidadã e ambiental de professores e estudantes, promovendo a reflexão e a ação concreta em prol da sustentabilidade.