
07/03/2025
O Horto Florestal de Tupi iniciou as atividades de educação ambiental de 2025 com uma agenda intensa de atividades para o ano, atuando como um polo de formação, conscientização e bem-estar.
São quatro programas educativos: “EducaTrilha na Escola”, “Vem pro Horto”, “Bacia Caipira” e “PJ Tupi: educação integral e ambiental”. Esses programas são realizados pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), com a Prefeitura Municipal de Piracicaba (Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP), a Fundação Florestal (FF) e diversos parceiros.
- Educação ambiental em ação
Iniciado em 2019, o programa “PJ Tupi: educação integral e ambiental” busca fomentar o diálogo entre educadores e especialistas sobre meio ambiente e educação ambiental. Neste ano de 2025, iniciou suas atividades durante o planejamento anual da Escola Estadual Pedro de Mello, quando promoveu sua primeira atividade de formação com os professores. O encontro contou com as palestras: “A crise ambiental e a educação ambiental crítica na construção de sociedades sustentáveis”, por Maria Luísa Bonazzi Palmieri – especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais e “A interdisciplinaridade e o diálogo de saberes”, por Bruno Fernandes – educador ambiental do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Piracicaba. Também foram realizadas dinâmicas de grupo e diálogo sobre os temas, desenvolvimento e construção das disciplinas eletivas sobre as questões socioambientais, além da avaliação sobre a experiência dos professores participantes.
- EducaTrilha na Escola: Inscrições Abertas
A sexta edição do “EducaTrilha na Escola” está com inscrições abertas, convidando professores a participarem de uma jornada transformadora. Com encontros formativos, tutoria especializada e vivências temáticas, o programa já impactou mais de 33 mil pessoas. A edição de 2025, com patrocínio da CJ do Brasil e diversos parceiros (entre eles a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e a Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba), terá início em 13 de março, na Estação Experimental de Tupi. O regulamento para a participação no programa e o termo de compromisso para a inscrição da escola estão disponíveis em: https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola/. As inscrições podem ser feitas até o dia 10/03/2025.
- Vem pro Horto: Um Espaço Educador Sustentável
Já o programa “Vem pro Horto” 2025 reforça a vocação do Horto de Tupi como um espaço educador e de bem-estar, oferecendo uma programação gratuita e aberta ao público. A agenda do ano inclui trilhas temáticas, atividades lúdicas, oficinas, observação de aves, cinema ao ar livre e eventos culturais como dança e RPG, entre outros. A primeira atividade será a Trilha das Águas, no dia 29 de março. Informações instagram@hortodetupi.
- Bacia Caipira 2025: terceira idade em ação
O Programa “Bacia Caipira 2025”, voltado à terceira idade, tem como tema deste ano “Água e Mudanças Climáticas: Memórias e Ações para um Futuro Sustentável”. Em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e o DAE Santa Bárbara, o programa integrará encontros em espaços estratégicos de Piracicaba – incluindo a Estação Experimental de Tupi e Santa Bárbara d’Oeste para preservar a memória ambiental e promover a sustentabilidade.
Segundo Maria Luísa Bonazzi Palmieri, do IPA “Com iniciativas construídas com diversos parceiros, o Horto de Tupi reafirma seu compromisso com a educação ambiental, a sustentabilidade e a construção de uma sociedade mais consciente e engajada.”
Notícias relacionadas
- EducaTrilha na Escola promove, junto aos professores, a valorização da história de Piracicaba na relação entre Sociedade, Cultura e Natureza
- Observação de aves realizada no Horto de Tupi registra 46 espécies diferentes
- EducaTrilha na Escola promove o RPG Fundação Triunfo como ferramenta pedagógica no Horto de Tupi