26/04/2024

No último sábado, 20/04, a Estação Experimental de Tupi, mais conhecida como Horto de Tupi, realizou a segunda edição do Círculo de Mulheres, com o tema “Mulheres que quebraram barreiras: um olhar sobre o passado para inspirar o futuro”, no âmbito do programa Vem pro Horto.

Esse é o segundo Círculo de Mulheres realizado e, proporcionar essa atividade no Horto, faz emergir conexões entre a potência feminina e da natureza, por meio das trocas de saberes, culturas e experiências das participantes, destaca Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da SIMAP.

O círculo foi conduzido por Camila Pimenta, da Curadoria da Alma Feminina. Após uma apresentação das participantes, a ministrante convidou-as para, com a ajuda de uma ferramenta desenvolvida pela ministrante, conhecer histórias de grandes mulheres da História, muitas vezes silenciadas, e refletirem, a partir delas, sobre os desafios atuais da mulher contemporânea. No final, todas foram convidadas a construir relações entre suas histórias pessoais e as qualidades dessas mulheres que nos inspiram.

Camila Pimenta comenta sobre sua satisfação com os resultados da atividade: “Levar o conhecimento das histórias de mulheres reais que lutaram por alguma causa, para a reflexão coletiva constrói um fortalecimento relevante para a vida presente das nossas mulheres, inclusive amadurecendo o olhar de aceitação e reconhecimento de suas próprias histórias. Foi muito bom nos conectar com a história de cada uma que esteve conosco neste dia foi fortalecedor”.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, comenta sobre a atividade: “Foi uma manhã de muitas trocas. Um espaço seguro para compartilharmos os desafios pelos quais passamos e praticarmos a sororidade, nos fortalecendo mutuamente para continuar a caminhada”.

Raquel Gomes, 42 anos, síndica de condomínio de moradia popular, aprovou a experiência: “Achei muito importante a atividade, porque cada vez mais a gente reconhece que a luta é grande. Serviu para eu me fortalecer como líder comunitária e ajudar a criar redes de apoio para as mulheres”. Cláudia Fernanda Bettone, 43 anos, coordenadora administrativa, complementou: “Estivemos em círculo unidas pela força feminina, compartilhando saberes e fortalecendo laços para inspirar o mundo”.

O programa Vem pro Horto tem realização do Instituto de Pesquisas Ambientais, da Prefeitura (por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), Fundação Florestal e Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca, além de diversos parceiros. Sua programação é construída de forma participativa no início de cada ano.

O próximo evento do “Vem pro Horto” será o “Vem brincar e aprender no Horto”, no dia 04/05 das 9 às 12h.