
21/03/2024
No último sábado, 16 de março, foram realizadas na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), em Piracicaba/SP, atividades de Educação Ambiental, incluindo trilha e plantio de mudas. O encontro aconteceu em celebração ao Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22 de março.
A manhã de atividades foi iniciada com dinâmica lúdica com o uso de tecidos coloridos para simbolizar uma bacia hidrográfica. Foram realizadas diversas reflexões sobre a relação entre a floresta e a água. “Foi muito importante participar dessa atividade, em articulação com os parceiros, na qual tivemos a oportunidade de estar em contato com uma diversidade de pessoas interessadas na transformação socioambiental e na questão da água, bem como contribuir com o conceito integrador e inspirador da bacia hidrográfica”, comenta Karine Faleiros, que coordenou a atividade.
Em seguida, foi realizada trilha passando pelos dois lagos do Horto e pelo Ribeirão Tijuco Preto. “Durante a trilha, houve momentos de contemplação da natureza e diálogos sobre a contribuição das florestas no enfrentamento às mudanças climáticas, inclusive na formação das chuvas e na infiltração da água no solo, além da captação de gases do efeito estufa. Também relacionamos a experiência da trilha com o conceito de bacia hidrográfica trabalhado anteriormente e dialogamos sobre a História do Horto e seu papel socioambiental”, relata Maria Luísa Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA).
Após a Trilha, foi realizado um plantio de espécies nativas como peroba-poca, erva de gralha, jaborandi, angico, guanandi, pau-marfim, cabreúva e cedro. O programa “Plante Vida: Nascemos juntos para viver”, que coordenou a atividade, atua em parceria com os hospitais do município e tem como objetivo plantar uma árvore para cada criança nascida. “Toda a atividade teve essa relação intrínseca entre ser humano, água e floresta, desde as reflexões iniciais até a própria caminhada e o encontro com os córregos e ribeirões que passam pela unidade tiveram essa relações. O plantio coletivo veio para fechar com chave de ouro uma manhã de muitas trocas de conhecimentos”, explica Bruno Fernandes, educador ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba.
“Hoje eu e minha família participamos dessa experiência enriquecedora no Horto e aprendemos sobre o importante papel das árvores na conservação da água e como pequenas ações podem ter um grande impacto no meio ambiente e foi inspirador conhecer iniciativas que promovem a conscientização ambiental para as pessoas e nos motivam a cuidar melhor do nosso mundo”, conta uma participante das atividades. “Eu gostei de saber mais sobre o Ribeirão Tijuco Preto, o Rio Piracicaba, a agroecologia e o papel das árvores de absorver o gás carbônico através da fotossíntese diminuindo o aquecimento global. Também gostei de ter participado da trilha e ter plantado uma árvore”, comenta outro participante. “A conexão com a natureza e as conversas acenderam um alerta: precisamos pensar mais e agir mais rapidamente. As atividades foram muito gostosas e bem planejadas”, finaliza a mãe de uma criança de 12 anos.
As atividades foram promovidas pelo IPA em conjunto coma Prefeitura de Piracicaba, a Fundação Florestal, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) , o projeto Corredor Caipira e a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba. O evento teve ainda o apoio da Guarda Civil Municipal.
Notícias relacionadas
- “Vem brincar e aprender no Horto” registra recorde de público, com mais de 400 participantes
- Programa de Educação Ambiental do IPA incentiva diálogo entre conservação ambiental e valorização das culturas quilombola e caiçara
- EducaTrilha na Escola orienta 30 escolas no desenvolvimento de seus projetos de educação ambiental, cultural e de saúde e bem-estar envolvendo o Horto de Tupi