23/10/2023

De 18 a 22 de setembro, a pesquisadora científica Claudia Varnier, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), participou do 50th International Association of Hidrogeologists Congress – IAH 2023 (50º Congresso da Associação Internacional de Hidrogeólogos), realizado na Cidade do Cabo, África do Sul. No evento, que é um dos mais prestigiados do mundo na área de hidrogeologia, a geóloga apresentou o resultado de projetos que propõem soluções para reduzir a vulnerabilidade no abastecimento das cidades e do campo por meio da compreensão, do monitoramento e do tratamento de águas contaminadas.

O Congresso reúne especialistas de diversas áreas do conhecimento, como geoquímica isotópica, contaminação de águas subterrâneas, modelagem e gestão de aquíferos, entre outras. Claudia apresentou dois trabalhos: “Hydrogeochemical and temporal nitrate variation in an unconfined urban aquifer in a tropical area in Brazil” (Variação hidrogeoquímica e temporal do nitrato em um aquífero urbano livre em uma área tropical no Brasil) e “Current scenario of urban aquifer contamination by nitrate in Monte Azul Paulista, northwest of São Paulo State (Brazil)” (Cenário atual de contaminação de aquíferos urbanos por nitrato em Monte Azul Paulista, noroeste do Estado de São Paulo (Brasil)).

O primeiro abordou os resultados inéditos do projeto temático “SACRE – Soluções Integradas de Água para Cidades Resilientes”, coordenado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto propõe a criação de soluções “híbridas hidroeconômicas” que reduzam a vulnerabilidade no abastecimento das cidades e do campo e tratem das águas contaminadas, sendo dividido em cinco pacotes de trabalho, ou working packages (WP1 a WP5). A pesquisadora coordena o WP1, intitulado “Contaminação por nitrogênio e vulnerabilidade às mudanças climáticas”, que visa estudar a dinâmica da contaminação de aquíferos urbanos em Bauru a partir de técnicas de monitoramento de poluentes e modelagem numérica e hidrogeoquímica.

Na apresentação do segundo trabalho, por sua vez, mostrou os resultados preliminares do projeto de pesquisa “Caracterização geológica e hidrogeoquímica das concentrações anômalas de nitrato e tecnologias para viabilizar a utilização das águas subterrâneas no abastecimento em Monte Azul Paulista, SP”, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e sob coordenação geral do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O IPA é um colaborador importante nesse projeto que tem como objetivo sistematizar o conhecimento disponível acerca de concentrações de nitrato, acima dos padrões de potabilidade, nas águas subterrâneas da cidade, bem como o desenvolvimento de investigações hidrogeológicas complementares para subsidiar a implantação de tecnologia experimental que viabilize a continuidade do uso do manancial no abastecimento público local.

A participação neste congresso permitiu à pesquisadora conhecer trabalhos similares desenvolvidos em outros países, a troca de conhecimentos e a interação com outras instituições de pesquisa.

O evento é organizado pela Associação Internacional de Hidrogeólogos (International Association of Hidrogeologists – IAH).