21/09/2023

O dia 21 de setembro geralmente encerra o inverno e anuncia a chegada da primavera. Nesta data se comemora o Dia da Árvore, celebração que tem origem no estado de São Paulo. A primeira Festa das Árvores realizada no Brasil aconteceu em 07 de junho de 1902, no município paulista de Araras. O evento, que reuniu cientistas, autoridades públicas, músicos e centenas de crianças, foi idealizado pelo naturalista sueco Alberto Löfgren e inspirado em celebrações realizadas em outros países, como o “Arbor Day” dos Estados Unidos.

Em 1902, Löfgren era diretor do Horto Botânico de São Paulo (que em 1911 se tornou o Serviço Florestal, em 1970 o Instituto Florestal e em 2021 integrou o Instituto de Pesquisa Ambientais). No artigo “Serviço Florestal do Estado de São Paulo”, de sua autoria, o cientista discorria sobre assuntos voltados a proteção da natureza e as medidas preventivas e legislativas, que tinham como principal foco despertar nas crianças o respeito pelas árvores.

A ideia da festa se fortaleceu quando João Pedro Cardoso, então inspetor do 2° Distrito Agrícola de Araras, e Löfgren faziam parte do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas. Foi nesse período que Cardoso decidiu fazer a festa no município de Araras, onde teve irrestrito apoio da Câmara Municipal. Tanto Löfgren quanto Cardoso foram membros da Comissão Geográfica e Geológica de São Paulo. Os trabalhos contaram ainda com o escritor Coelho Netto, que foi o propagandista da Festa das Árvores.

O evento contou com plantio de mudas vindas do Horto Botânico (atual Parque Estadual Alberto Löfgren, onde se localiza a unidade Horto Florestal do IPA). Cerca de 600 crianças das escolas da cidade plantaram 242 mudas de vários tipos como faveiro, peroba, carvalho, guarantã entre outras, incluindo a única remanescente, que é a palmeira centenária, localizada em frente ao Colégio Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira.

A partir de então, ano a ano, foram realizadas celebrações nesse sentido. No entanto, o Dia da Árvore só foi instituído por decreto presidencial em 1965. Devido às características climáticas do Brasil, teve sua data alterada para a última semana de março nas regiões norte e nordeste, quando se dá o início do período de chuvas, e para o dia 21 de setembro nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.

 

Foto: Festa original, de 1902, retirada do livro Araras – 1902: história da primeira Festa das Árvores do Brasil, de Wenilton Luís Daltro. Araras: Topázio, 2002. A imagem é reproduzida na pág. 40, a foto original foi tirada por Guilherme Gaensly, no largo da Igreja Matriz

Fontes:

https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161963

https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/educacaoambiental/2019/09/dia-da-arvore-da-origem-ate-os-dias-de-hoje/

https://www.blogs.unicamp.br/naturezacritica/2021/09/21/museu-florestal-completa-90-anos/

https://festadasarvores.wixsite.com/2020/historia-da-festa