
22/08/2023
Na última quinta-feira ,17 de agosto, Frederico Arzolla, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), foi um dos entrevistados do Programa Justiça & Conservação. O pesquisador científico comentou sobre o estudo publicado na Revista do Instituto Florestal que mostra a importância das Unidades de Conservação para a proteção da biodiversidade. Foram catalogadas 204 espécies de árvores no Parque Estadual Nascentes do Paranapanema, no interior paulista, e os resultados dessa pesquisa mostraram que grande parte da vegetação local está preservada, mas 10% das espécies de árvores estão ameaçadas de extinção em nível estadual, nacional ou global.
“Esse estudo fez parte de um diagnóstico que resultou na proposta da criação deste parque estadual. Um dos objetivos era ampliar a proteção dessa região, a Serra de Paranapiacaba, que junto com o Parque Estadual da Serra do Mar e o Mosaico Juréia-Itatins são as maiores áreas contínuas no estado de São Paulo onde a Mata Atlântica pode ser conservada em uma perspectiva de longo prazo, pensando tanto na manutenção das espécies vegetais e de fauna, quanto nas paisagens e na questão do abastecimento, porque é uma região alta e que possui um grande número de nascentes. Um dos motivos da criação do parque foi o fato dele abrigar as nascentes de uma grande bacia hidrográfica que alcança todo o interior paulista, a bacia do Rio Paranapanema. São cerca de 1000 nascentes na região. E há uma grande quantidade de espécies ameaçadas de extinção, pois ali elas encontram refúgio pelo excelente grau de conservação da área”, explica o pesquisador.
O Programa faz parte das atividades do Observatório de Justiça e Conservação (OJC), uma organização sem fins lucrativos apartidária e colaborativa, que trabalha pela legalidade, transparência e educação na área socioambiental. Colaboram com o Observatório membros da sociedade civil de diversos setores, entre eles, acadêmicos, cientistas, advogados, jornalistas, conservacionistas e profissionais liberais que apoiam ou trabalham pela preservação do patrimônio público natural.
Veja abaixo o vídeo do programa com a entrevista:
Notícias relacionadas
- Estudo publicado em periódico científico do IPA traz primeiro registro de furão-pequeno no Parque Estadual de Campos do Jordão
- Estudo publicado em revista científica do IPA mapeia 261 espécies de aves na região da represa de Guarapiranga e repercute na mídia
- IPA publica novas edições de suas revistas científicas voltadas às Ciências Florestais