
17/08/2023
Entre os dias 9 e 12 de agosto, o pesquisador científico Rogério Suzuki, do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), participou do V Simpósio Brasileiro de Orquídeas. O evento aconteceu em Campo Grande – MS e a cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Bioparque Pantanal, que é considerado o maior aquário de água doce do mundo. As demais atividades do Simpósio aconteceram no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS).
O Simpósio foi criado em 2013 e tem como objetivo abrir diálogo científico em diferentes níveis de conhecimento, com a finalidade de divulgar e dar visibilidade a esse grupo de plantas que não tem espaço adequado em outros eventos científicos. Além disso, visa estimular a importância da floricultura, principalmente no setor da agricultura sustentável, tanto na pesquisa acadêmica quanto no ensino e extensão, expandindo conhecimentos para estudantes, profissionais, produtores, agricultores, técnicos, empreendedores, entre outros. A 5ª edição do evento teve como tema “Sustentabilidade na produção e conservação”.
A convite da comissão organizadora do evento e de seu presidente José Carlos Sorgato, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no dia 10, Rogério ministrou a palestra “O desafio do in vitro para o in situ: estratégias na conservação de orquídeas”. No dia seguinte, apresentou os painéis “Desenvolvimento de plantas jovens de Epidendrum denticulatum Barb. Rodr. (Orchidaceae) submetidas ao déficit hídrico” e “Realocação da orquídea epífita Maxillaria brasiliensis Brieger & Illg (Orchidaceae)”, trabalhos estes que tem como coautores Vívian Tamaki, Nelson Junior, Domingos Sávio Rodrigues e Vanessa Santos, pesquisadores e pesquisadoras da instituição.
Na ocasião do evento, Rogério reencontrou Jackeline Soares, que foi sua coorientada de mestrado. Atualmente ela é professora da UFGD e utiliza orquídeas como modelo para estudos de germinação, crescimento, desenvolvimento e conservação deste grupo de plantas. O pesquisador participou ainda da abertura da 16ª Exposição Nacional de Orquídeas, da 13ª Exposição Nacional da Cattleya nobilior e da 13ª Exposição Estadual de Orquídeas de Campo Grande, realizadas no Armazém Cultural.