
02/08/2023
Participantes de diferentes idades vivenciam aventuras no Horto
No último dia 29 foi realizado, na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), o evento “RPG no Horto 3”, com cerca de 20 participantes. O evento foi iniciado com uma trilha de pouco mais de 1km sobre a história do Horto e seu papel. Em seguida, foi realizado um jogo de RPG, que contou com três mesas, com aventuras diferentes, todas trabalhando a não violência e outras questões socioambientais.
O evento foi parte do “Vem pro Horto, programa de educação ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) pelo Instituto de Pesquisas Ambientais, pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental – Oca/ESALQ e pela Fundação Florestal, que nessa edição contou com a parceria com a Fundação Triunfo e a Nas Nuvens Ecoturismo.
Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, declarou: “O evento foi um sucesso, com a participação de quase todos os inscritos, de idades e perfis bem variados, o que possibilitou uma rica troca na construção de aventuras que mostram que é possível resolver conflitos sem violência, além de abordar outros temas socioambientais de modo divertido e emocionante”.
Tchelo Andrade, criador do jogo RPG Fundação Triunfo, também comentou: “Criar memórias significantes é uma forma genuína de aprendizado. O evento desse sábado reuniu uma equipe que foi capaz de tornar aquela tarde uma memória significante para todos. Foi uma tarde repleta de aventuras e emoções combinando trilha, jogo de RPG, educação patrimonial e ambiental”.
Elaine Regina Fernandes, 50 anos, diarista, elogiou a iniciativa: “Para mim foi um divisor de águas porque eu estava dentro da história e pude aprender coisas que vou levar para a vida, como por exemplo resolver os problemas sem violência e não maltratar os animais”. Rodrigo, 22 anos, locutor complementou: “É sempre divertido jogar RPG. Eu me diverti bastante e conheci mais a cultura de Piracicaba aqui no Horto”.
Laís Paes, 36 anos, design, também ressaltou: “Achei bem legal para aprender a história de Piracicaba. Ressalta a cultura da nossa região e é bem direcionado, ajuda a gente que não tem experiência a criar o personagem. Também é muito bom o entrosamento entre as pessoas e sai da rotina”.
A próxima atividade a ser realizada será o “Horto é Nosso”, no dia 19 de agosto, das 9 às 12h, com programação para todas as idades. Todos os eventos do “Vem pro Horto” contam com uma linha de ônibus gratuita e a parceria com a SEMUTTRAN, a Tupi Transportes e a Guarda Civil.
Texto: Maria Luísa Bonazzi Palmieri