10/07/2023

No próximo domingo, 16 de julho, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) realiza mais uma missa em louvor a São João Gualberto, protetor das florestas e dos guardas florestais. O evento acontece no Parque Estadual Alberto Löfrgren, na zona norte da capital paulista, aos pés da imagem do santo. A missa campal acontece anualmente, no segundo domingo de julho, em um dos mais belos locais da Unidade de Conservação. A solenidade terá início às 10 horas.

Quem foi São João Gualberto

João Gualberto nasceu por volta no ano 1000 em Florença, na Itália. Em 1028 teve a oportunidade de matar o assassino de seu irmão, mas não o fez. Abraçou-o em um ato de perdão. Em 1063, fundou a Congregação dos Monges Beneditinos de Valombrosa. Hoje são considerados os responsáveis pela criação de práticas agroflorestais sustentadas e recuperação de bosques. Morreu em 1073 e foi canonizado em 1193, pelo Papa Celestino III.

Em 1951, São João Gualberto foi proclamado como patrono dos guardas florestais. Em 1956, uma estátua do santo doada pelo governo italiano foi solenemente entronizada no Horto Florestal da capital paulista (que mais tarde se tornaria Parque Estadual Alberto Löfgren). A imagem do santo foi esculpida em mármore de carrara e o pedestal onde foi colocada teve sua confecção elaborada e entalhada em arabescos, em madeira de lei brasileira, nas oficinas de marcenaria por antigos artesãos do então Serviço Florestal do Estado de São Paulo (quem em 1970 se tornaria o Instituto Florestal). Em 1957, o Papa nomeou São João Gualberto como celeste patrono dos guardas florestais do Estado de São Paulo.