
24/06/2023
No último dia 22 de junho, foi realizado um encontro de tutoria das escolas participantes do “EducaTrilha na Escola” 2023, na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), com o objetivo de planejar as visitas dos estudantes ao Horto.
Esse encontro aconteceu no contexto da orientação das escolas na construção de seus projetos de educação ambiental, cultural, de saúde e bem estar, os quais incluem uma visita ao Horto. As 30 escolas participantes têm recebido visitas da equipe do programa, sendo metade de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (SIMAP) e metade do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Raízes, subgrupo do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP). Além disso, outros parceiros têm contribuído nas tutorias, conforme o tema abordado: a Casa do Bem Viver (outro subgrupo da Oca), o Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (CEPARA/ESALQ/USP), o Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água (GEPURA/ESALQ/USP), a Fundação Triunfo e o Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH). Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IPA, explica esse processo de tutoria: “A tutoria acontece por meio de três encontros. No primeiro nós vamos até a escola, incentivamos que os professores e coordenação/direção compartilhem suas ideias para os projetos, a partir do principal problema socioambiental identificado pelos mesmos, e apresentamos sugestões de possibilidades para fortalecer, ampliar e integrar esse trabalho. No segundo, auxiliamos no planejamento das visitas dos estudantes ao Horto. E no terceiro, que ocorrerá em outubro, vamos ajudá-los na construção dos portfólios, nos quais eles vão apresentar todos os resultados, relacionando-os com os critérios de avaliação do programa”.
No encontro realizado no Horto, houve a participação de 1 a 3 representantes das escolas participantes, os quais tiveram um momento de tutoria com a equipe do programa na qual apresentaram suas ideias iniciais para a visita com os estudantes no Horto e dialogaram com seus tutores com vistas ao seu aprimoramento. Enquanto ocorriam essas tutorias com cada escola, foi realizada uma “feira de ideias”, com os professores expondo suas ideias para as visitas e dialogando com os colegas das outras escolas. Também foi feito um desenho coletivo e no final do encontro compartilhadas as ideias que uma escola aprendeu com a outra e como foi a experiência.
Waldisonia Borges da Silva, Diretora da Escola Municipal “Osvladir Júlio”, elogiou a iniciativa: “O encontro de hoje foi muito proveitoso, pois consegui partilhar as ideias que tivemos para o dia da visita e ampliou nossa proposta, pois tive também outras ideias a partir das trocas com as demais escolas, bem como no momento da tutoria”. Raquel Cristina dos Reis, professora de Ciências e projeto de vida da Escola Estadual Dom Aniger de Maria Melillo, complementou: “O encontro foi ótimo, mostrando novos caminhos para as atividades a serem realizadas pelos alunos, tornando uma experiência muito mais agradável e com uma aprendizagem mais efetiva. Estou aprendendo cada vez mais”.
“Potencializar o uso do Horto como espaço educador sustentável no âmbito da educação formal é um dos objetivos do EducaTrilha, que estamos alcançando com o desenvolvimento do Programa ao longo dos anos. E esse encontro trouxe uma perspectiva diferente aos docentes, visando à troca de ideias, por meio de uma feira de projetos”, complementa Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da SIMAP.
A edição 2023 do “EducaTrilha na Escola” (4ª edição), que conta com o patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil, é uma realização conjunta da Prefeitura de Piracicaba (através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba – SIMAP), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF). O programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Ação Cultural (SEMAC), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), da OSCIP Pira21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, da Rotas Afro, Movimento pela Educação Humanizadora (MOVEH), do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla, Grupo de estudos e práticas para o uso racional da água – GEPURA, Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais – CEPARA, Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza e Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”).
Notícias relacionadas
- Escolas participantes do EducaTrilha na Escola dialogam com a banca avaliadora sobre seus projetos de educação ambiental, cultural, de saúde e bem-estar
- IPA promove expedição botânica na Unifesp com identificação das espécies arbóreas presentes no Campus Guarulhos
- IPA promove vivência em práticas agroflorestais para estudantes de Sete Barras