06/06/2023

 

Atividade faz parte do programa “Vem pro Horto” e teve a participação de 60 pessoas

Na última sexta, 02, ocorreu o “Cinema e Trilha Noturna” 3 na Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), o qual foi realizado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba (através da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente- SIMAP e da Secretaria Municipal de Ação Cultural), pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), pela Fundação Florestal (FF) e pelo Programa Ecofalante, com apoio da Nas Nuvens Ecoturismo.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, comenta: “Todas as edições do Cinema e Trilha Noturna têm sido um grande sucesso, unindo a sensibilidade que a arte nos proporciona e a vivência na natureza à luz da lua”. Para Giovanni Batista Campos, analista ambiental da SIMAP, afirma: “A 3ª edição do Cinema e Trilha Noturna foi um grande sucesso. O debate final do filme “A Idade da Água proporcionou uma discussão riquíssima sobre o tema, permitindo aos participantes fazerem uma reflexão sobre como está a questão da água em nossa região”.

No evento, foi exibido o filme “Idade da Água”, com direção de Orlando Senn e produção de Hermes Leal, o qual trata da questão da falta de água no planeta e sobre a cobiça internacional pela Amazônia, o maior reservatório de água doce do planeta. O filme ganhou o prêmio principal de Melhor Filme da mostra competitiva oficial do Festival Internacional de Cine del Agua, na Argentina. Após a exibição, houve um breve diálogo sobre o mesmo, no qual os participantes trouxeram aspectos que mais lhes chamaram a atenção no documentário e os organizadores propuseram reflexões, inclusive relacionando o tema do filme com a importância da conservação do Horto para o clima local e o combate às mudanças climáticas.

Eliana Regina Papetti Agostinho, 48 anos, do lar, elogiou a iniciativa: “Tudo muito bem organizado e com muito carinho. Eu amei. Muito obrigada pela atenção, dedicação, empenho e por cada detalhe.” Lucas Elidio Bicudo, 27 anos, estudante de Gestão Ambiental da ESALQ, complementou: “Poder ter vivenciado o cinema e trilha noturna foi revigorante. O tema tratado pelo filme desperta os olhares para essa questão tão sensível e atual e estimula o papel socioambiental de cada um. Após assistir ao filme, o sentimento de pertencimento… A trilha me trouxe paz e me proporcionou sentir o silêncio da natureza”.

A próxima edição do “Vem pro Horto” ocorrerá no dia 17/06, com a Caminhada Histórica, saindo às 8h da Igreja São José de Tupi, que percorrerá as ruas do distrito e chegará ao Horto, onde haverá piquenique coletivo e trilha, sendo que em todo o trajeto será abordada a história do Distrito de Tupi e do Horto. Todas as edições do programa contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi.